

O blog DiscoDiVinil surgiu na metade de 2012 e recebeu muito poucas resenhas até cessar suas atividades, em setembro do mesmo ano. No dia primeiro de dezembro de 2013 ele voltou a ser atualizado e a receber conteúdo, totalmente reconfigurado e com um layout inteiramente novo.
No início o propósito do blog não era ser exclusivamente literário, receberia resenhas de filmes, livros e jogos. Dessa forma, o título do blog acabou não tendo muito a ver com a literatura, mas foi escolhido de uma forma completamente não convencional: Eu (Arthur Dias), junto com um primo meu, escolhemos diversas palavras interessantes e montamos uma espécie de lista onde demos notas de 1 a 5 para cada nome formado. Assim, por esse método quase dadaísta, escolhemos o nome DiscoDiVinil, que recebera nota 4 (pois é, não tivemos nenhuma ideia nota 5. Não temos criatividade, fazer o quê?)


Não se assuste se eu dei apenas duas ou três vitrolas para o seu livro favorito, é que eu costumo reparar em todos os aspectos da obra, caso contrário sairia distribuindo nota máxima para todos eles. Afinal, alguns já estão em listas conceituadas de melhores livros de todos os tempos, e não será a minha nota baixa que o desclassificará de tal posto. Mas não se preocupe, sempre justifico porque abaixei a nota do livro na resenha e todos os leitores tem a liberdade de discordar e, inclusive, tentar me fazer mudar de opinião pelos comentários.
As notas podem ser interpretadas da seguinte forma:
- Significa, basicamente, que eu detestei o livro; seja pela história, pelo tipo de narrativa ou por qualquer outro motivo que eu explique melhor na resenha.
- A partir de duas vitrolas o livro já é considerado bom para mim, mas leva essa nota os que não souberam desenvolver bem a história ou deixaram algum outro ponto importante a desejar.
- O livro é bom, tem uma história bacana, e sabe conduzir bem a narrativa; mas tem muitos momentos monótonos e cansativos, ou o autor é prolixo e muito detalhista.
- Conseguiu superar todas as minhas expectativas e tem uma história super envolvente. É o tipo de livro que eu indico para todos que se interessam pelo tema.
Gostei do seu critério de notas. Há algum tempo eu saia dando nota cinco para tudo quanto é livro, quando li um livro ainda melhor e não tinha nota maior que os outros para dar. Só aí fui rever essa questão de notas.
ResponderExcluirOi, Arthur! Adorei seu blog, como vc chegou ao meu? rsrsrs
ResponderExcluirEu sou uma amante de classic rock e de livros, e acho tão bom qdo vejo um jovem com tão bom gosto assm (sim, pq eu sou dez anos mais velha que vc hahaaha, e professora).Ah, e eu sou fascinada pelo tema de guerras, em especial, aa 1ª e 2ª Mundiais. Vou segui-lo, ctz!