TAG - Seis Livros para Ler nas Férias


  Eu sei, as férias já estão quase acabando, mas acredito que ainda posso responder essa TAG e beneficiar algumas pessoas. Mesmo que não dê tempo de ler os seis, dê chance para pelo menos uns dois, três... Quem me indicou para essa TAG foi a Patricia do Books Many Books, muito obrigado! O objetivo aqui é recomendar seis livros que eu gosto para que vocês leiam nas férias. Então vamos às indicações:

Este provavelmente foi o melhor livro que li em 2013, ele consegue fazer mais do que contar uma história, ele praticamente cataloga as mais importantes obras da década de 80, dentre estas, filmes, jogos, músicas e livros que fizeram os anos 80 ser os anos 80. Quanto à narração da história, o autor também a faz com excelência, fazendo cada parte dessa "caça aos easter eggs" ser bastante coerente, embora futurista. Com certeza foi um trabalho muito bem feito e que deve ser lido pelo maior número de pessoas possível.

Se o Jogador Número 1 foi o meu livro favorito de 2013, este ficou com o segundo lugar. Apenas uma ligeira olhada no nome do autor já justifica a sua posição na lista: John Green, o mesmo que escreveu com maestria A Culpa é das Estrelas, nos mostra mais uma vez que seu talento já vem de antes. O Teorema Katherine foi escrito em 2006, enquanto o outro livro citado data de 2012. Particularmente, prefiro este à obra mais recente, mas são duas excelentes publicações, indiscutivelmente.

Vou recomendar aqui somente o primeiro livro da série, Mau Começo, porque como já disse, as férias estão acabando e se não há tempo para se ler seis livros, o que se dirá de 13! Pois é, essa série tem 13 livros mas ainda assim é extremamente fluido e agradável. Já disse que esta é minha série de livros favoritos e, hoje, não tenho mais tanta certeza, mas provavelmente ainda ganha, afinal foi ela que me introduziu nesse mundo incrível da literatura.

Resumidamente, este é meu livro favorito de todos os tempos. É isso, se Desventuras em Série leva o prêmio de melhor série, O Buraco da Agulha fica com o título de melhor livro avulso. A história de espionagem alemã me conquistou desde o primeiro capítulo e eu só não resenhei esse livro ainda porque eu tenho uma dificuldade tremenda de resenhar livros que eu gosto muito. Mas podem esperar, logo, logo ela será publicada. Enquanto isso, leiam-o nessas férias.

Fui apresentado ao mundo das distopias pela trilogia Jogos Vorazes e me apaixonei. Busquei mais livros do gênero e não demorei a encontrar 1984, cujo autor, George Orwell, figura na lista dos meus autores favoritos de todos os tempos. O livro mostra uma ditadura extrema em que o governo controla, inclusive, o pensamento dos indivíduos; observando-os diariamente por meio de teletelas. É um livro fantástico, quem nunca o leu deveria lê-lo, se não nessas férias, o mais rápido possível.

Para finalizar, o único livro da lista que eu não dei cinco estrelas no skoob. A razão de ter apagado uma estrelinha baseia-se exclusivamente na minha experiência de leitura: ele traz muita ação de forma frenética e isso acabou sendo um ponto negativo do meu ponto de vista. Mas não deixa de ser um livro excelente, se eu não fosse tão chato com certeza daria cinco estrelas na hora. Westerfeld criou um universo steam punk incrível e recontou a primeira guerra mundial à sua maneira: recomendadíssimo.

  A regra da TAG manda indicarmos cinco blogs literários para respondê-la também, mas eu vou, infelizmente, quebrá-la. Sintam-se todos tagueados e, quem quiser, pode mandar o link com suas respostas aqui nos comentários. Prometo dar uma olhada. Até a próxima TAG!

26 comentários:

  1. Oi Arthur!!!
    Desses que você citou conheço apena O Teorema Katherine, que aliás eu adoro haha

    Tem novidade No Blog, o novo colunista. Não deixe de conferir.
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/2014/01/conhecendo-o-colunista-jefferson.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Taty!
    O Teorema Katherine é mesmo ótimo, mas recomendo muito todos os outros também. Não deixe de dar uma chance a eles. ;D
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. A maioria só conheço de nome, mas nunca li. Mas agora acho difícil de conseguir ler esse dai nas férias, falta tão pouco, e eu ainda tenho um desafio para cumprir. Mas fica registrado as indicações para os meses posteriores. Valeu pelas dicas.

    Abraços,
    http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, me interessei por 'Buraco de Agulha', parece ser um livro bem interessante. Adoro histórias de espionagem. 'Jogador Número 1' já estava na minha lista de próximas leituras, mas eu ainda não consegui comprar. '1984' eu já peguei na biblioteca, mas eu tenho problema com bibliotecas e não consigo ler, então parei em alguma parte que eu não lembro, vou ter que ler desde o início quando for pegar pra ler de novo. Preciso ler 'Desventuras em Série', todos falam que é a melhor série e eu adoro 'Leviatã', preciso de 'Beemote' agora! haha xD

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler JOGADOR NÚMERO 1, só vi críticas positivas e acho que vou comprar a versão em inglês pq é mt mais bonita :))

    ResponderExcluir
  6. Juliana, realmente falta muito pouco para o término das férias e eu também estou participando de um desafio (provavelmente o mesmo). Mas não deixe de dar uma lida nos livros citados. ;D

    Matheus, fico feliz por ter se interessado por praticamente TODOS os livros. Hahaha. Leia todos eles mesmo, são incríveis; principalmente O Buraco da Agulha. Eu, que já era apaixonado pela segunda guerra mundial e por espionagem, fiquei ainda mais fascinado pelos temas. Também to precisando muito de Beemote! Haha.

    Lara, leia-o mesmo, é um excelente livro e nenhuma crítica consegue expor toda a magnitude e toda a abrangência dessa obra. Boa leitura e depois venha me dizer o que achou.

    Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Arthur!
    Conheço apenas O Teorema Katherine, que está na minha meta de leitura do ano.
    1984 e Leviatã parecem ser interessantes.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo comentário, Li.
    Não deixe de ler os que você achou interessantes. ;)
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. O Teorema Katherine está sendo muito falado ultimamente, inclusive os blogs vêm trazendo muitas resenhas legais. Conheço 1984 também, mas não cheguei a ler. Mas concordo com vc, pelas sinopses dos livros indicados quem resolver se aventurar por essa gama não vai sair arrependido.
    .
    Seguindo. Gostei muito do layout do blog!!
    http://leiagarotaleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Com certeza, Andressa. Tomei o cuidado de indicar só livro de responsa, haha. Todos os livros me marcaram e quem quiser pegar um ou outro desses pra ler eu só poderei incentivar.
    Obrigado por gostar do layout e por seguir. Espero que leia 1984 em breve, hein!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Arthur...

    Gostei muito do seu convite, através do site Skoob para vir conhecer o seu blog!! E já decidi comentar nesse post...
    Há alguns dias eu finalizei a leitura de O Teorema Katherine, e posso dizer que gostei MUITO da leitura fácil e agradável, de um enredo realmente cativante! E isso, logo após ter "devorado" A Culpa é das Estrelas, que me fez rir, chorar e refletir sobre diversas questões da vida.
    Gostei muito de ter incluído na sua lista o 1984, por ter me dado mais segurança por ter colocado tal obra na minha lista do Desafios Literários do próprio Skoob... Mal posso começar para ler!
    E, por final, já estou ansiosa pela resenha de O Buraco da Agulha, tendo em vista que sou fascinada por temas que envolvam a esfera da Segunda Grande Guerra, aliada ao suspense que envolve o tema de espionagem!

    Está de parabéns pelo blog! Já está nos meus favoritos! ;)

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado pelos elogios e por ter gostado do blog!
    Também gosto muito dos dois livros citados do John Green, também me fizeram refletir por vários dias.
    1984 é ótimo, leia mesmo e depois venha me dizer o que achou.
    Quanto a O Buraco da Agulha, já falei que é o meu livro favorito, então preciso pedir para que leia esse também! Haha. A resenha dele sairá em breve, mas eu tenho dificuldades sérias mesmo pra resenhar livros que eu gosto tanto, vou acabar esquecendo de mencionar algum ponto fantástico dele na resenha.
    Enfim, obrigado pelo comentário e até mais!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?

    Achei a TAG bem interessante e vou anotar algumas dicas, viu.
    Dos que você citou me interessei por Desventuras em Série que tem aquele box lindo, apesar de ser um pouquinho caro - vou esperar uma promoção - e também me interessei pelo livro do Ken Follet, Buraco na Agulha, eu nunca li nada do autor mas gosto muito do gênero policial com muita investigação e intrigas.

    É minha primeira vez aqui no seu blog e achei-o muito bacana.
    Acho que voltarei sempre que possível.

    Rogério Queiroz - Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Rogério,
    Aquele box é caro mesmo, li a série inteira em PDF mas ainda pretendo comprá-lo. Foram esses 13 livros que me fizeram ter interesse em literatura, então acho que não posso deixar de tê-los em minha estante.
    Quanto ao livro do Follett, ele é o meu preferido, como eu disse, e pretendo comprar uma edição mais recente dele também (a que tenho é a de 1986 da Rio Gráfica, daqueles que você não pode ler se tiver alguma alergia por causa das páginas que vão se desintegrando a medida que são viradas).
    Obrigado por gostar do blog, quando ler esses livros venha me dizer o que achou deles.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Arthur, tudo bem com você?
    Entre os livros citados, estou com muita vontade de ler 1984, a série Desventuras em Série (cada volume é, apesar de pequeno, tão caro... Paciência, Mariana, paciência...) e O Buraco da Agulha. Quem sabe em 2014 consigo lê-los? Haha.
    Até mais.

    Abraço,
    Mariana ― sherlord.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Por falta de indicação você não vai deixar de lê-los. Haha.
    Recomendo muito todos os que você citou, espero que consiga ler todos ainda nesse ano. ;D
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. Desses, o que mais quero ler é 1984, sem dúvida! Não vou conseguir lê-lo nas férias, mas vou fazer o meu máximo pra conseguir ler esse ano.
    Beijos!

    http://livroscomchadastres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Faça um esforço mesmo, ele é meio caro, pelo menos nos lugares em que eu olhei até agora, mas vale muito a pena! Com certeza um dos melhores livros que li em 2013.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  19. Já li "O teorema de Katherine", e devo admitir que não o achei tão grande coisa, assim. Mas a sua descrição de "Jogador número 1" me chamou tanta atenção que agora ele está na minha lista de objetivos. Obrigada por me apresentá-lo. : )

    ResponderExcluir
  20. Pois é, o pessoal não gosta tanto do OTK ou prefere o A Culpa é das Estrelas a ele, mas sei lá, talvez minha experiência de leitura tenha influenciado na minha avaliação final do livro...
    Quanto ao Jogador Número 1, fico muito honrado de ter sido o primeiro a te indicar o livro. Por favor, leia! Haha. E depois venha me dizer o que achou.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bom?

    Gostei da indicação de "Jogador Número 1", ainda não tinha ouvido falar dele e já adicionei a minha meta de leitura.. Também tenho vontade de ler os do John Green, pois muitos elogiam..

    Obrigado pelas dicas e pelo blog.
    Abraços! (:

    ResponderExcluir
  22. E os elogios são muito merecidos, Lucas. Pelo menos os dois livros do Green que li até hoje (O Teorema Katherine e A Culpa é das Estrelas) são ótimos. Leia mesmo os livros do autor e não deixe de ler também o Jogador Número 1. ;)
    Abraço.

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    dos livros acima, os únicos que eu li foi O teorema Katherine, que acabei me decepcionando. Não curti o personagem principal: achei-o muito cansativo e irritante. Quanto aos outros livros, tenho certa vontade de ler.

    Muito bacana o blog,
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Quero muito ler Jogador Número 1.
    Adorei o blog, estou seguindo!
    Beijos,
    Isa
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi oi! Vim aqui dizer que indiquei seu blog em uma tag e espero que você goste! Quando for responder me avise, ok? Seu blog é lindo, parabéns! Obrigada e bjos!

    ResponderExcluir
  26. Dos citados não li nenhum, mas eu estou bem inclinada a ler "Desventuras em série" esse ano, porque só vi o filme nessas férias HAUHAUAHUAHAUAH e acabei pesquisando sobre e me interessei!

    Ana P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

DiscoDiVinil © 2012-2015 | Versão 3.0 | Todos os direitos reservados

Projetado e editado por Arthur Dias

Tecnologia do Blogger

https://i.imgur.com/Ynr9prJ.png