Resenha #10 - A Mulher do Viajante no Tempo

TÍTULO: A Mulher do Viajante no Tempo

AUTORA: Audrey Niffenegger

EDITORA: Ponto de Leitura

PÁGINAS: 654

SINOPSE: Aos cinco anos de idade, Henry descobre possuir um distúrbio genético raro que o faz viajar no tempo, tanto para o futuro quanto para o passado, com uma margem de 50 anos para cada lado. Henry não pode controlar isso e nem escolher para que lugar no tempo irá. Geralmente, em momentos estressantes, ele simplesmente some e aparece em outro ponto do tempo. E é assim que, aos 36 anos, Henry encontra Clare, de 6, num campo perto da casa dela, em 1977. É a primeira vez que Clare o vê, mas Henry já a conhece. Ele a viu pela primeira vez em 1991, quando tinha 28 e Clare, 20. Ela o convida para tomar um café e lhe mostra um diário onde escreveu todas as datas de seus encontros com ele. Nada daquilo faz sentido para Henry, mas Clare cresceu ao lado dele, mesmo que por raras aparições, e o ama desde criança.


  Antes de vir escrever a minha resenha dei uma lida em outras, de outros blogueiros, e a opinião é unânime: O livro é nota 10. Não quero ser o primeiro a discordar, mas não o achei tão bom assim. O tema, viagem no tempo, é um dos meus favoritos e foi a razão de me fazer ler o livro, e confesso, até a página 200 aproximadamente (li a versão de bolso) o livro é ótimo, o que me fez perder o entusiasmo foi me acostumar com as viagens de Henry e perceber que ainda faltavam 400 páginas de história.

"Odeio estar onde ela não está, quando não está. No entanto, vivo partindo, e ela não pode vir atrás." - Página 13

  A escrita da autora me surpreendeu, já que é seu livro de estréia. Ela conseguiu explicar muito bem todos os detalhes de como funciona a viagem no tempo e descomplicou a confusão que poderia ser gerada quanto às idades dos protagonistas. Audrey Niffenegger criou uma história de amor capaz de superar qualquer desafio (no início eu duvidava do amor de Henry por Clare, dado a forma como se conheceram pelo ponto de vista dele, mas essa dúvida foi abordada no próprio livro, e Henry aceitou isso, explicando que em diversos momentos causa e consequência não fazem sentido em sua condição).

  Outro ponto muito bem trabalhado foi as características dos personagens: Clare criança tem uma personalidade diferente da Clare adulta e, já que o livro vai e volta no tempo, a autora conseguiu mantê-las muito bem.

"É difícil ficar para trás. Espero Henry, sem saber dele, me perguntando se está bem. É difícil ser quem fica." - Página 9

  Como eu disse, até a página 200 o livro é fantástico. Inclusive com alguns momentos geniais, como a conversa entre Henry e Clare criança no campo sobre quem é o Beatle favorito de cada um, enquanto jogam xadrez; e quando Henry "dá uma lição" em um garoto da escola de Clare, a pedido dela. O problema, ao meu ver, está nas páginas restantes: As viagens de Henry já não são mais tão interessantes e a monotonia que se instala é quebrada apenas em alguns momentos, como no natal em família e no casamento deles.

  Enfim, mesmo não sendo um grande fã do gênero romance, o livro conseguiu me agradar muito e eu indico a todos os que se interessarem por ele. O final volta a impressionar o leitor e o impacta, mostrando que a história não terminou na metade do enredo. O livro é completo, sabe explicar o que propõe e sabe construir uma história que, mesmo sendo baseada em ficção e fantasia, toca corações por sua semelhança com a realidade.

13 comentários:

  1. Nunca tinha visto esse Livro, mais parece ser bem interessante.
    Sua resenha me deixou com vontade de ler, mesmo você não dando nota máxima ao livro rsrs
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Taty!

    Realmente, é um ótimo livro. A única razão pela qual não dei nota máxima foi a que expliquei: a história ficou "morna" na metade do livro...
    Mas lhe indico, caso goste de livros do gênero. Existe inclusive um filme adaptado do livro chamado Te Amarei Para Sempre, vale conferir também (:

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou completamente apaixonada por esse livro. É um dos meus favoritos.
    Mas gostei muito da sua resenha. As citações que você marcou também estão marcadas no meu livro, haha.

    Amei o nome do seu blog.
    Abraço,
    Livro de Unicórnios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Julia!
      Visitei seu blog e tambem gostei muito da sua resenha do livro.

      Abraços!

      Excluir
  4. Adorei a resenha, tá bem escrita e contém todas as informações que eu, não tendo lido o livro, procurava. Deu até uma vontadezinha de ler o livro, mesmo não sendo meu tipo favorito.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia esse livro, fiquei bem curioso.
    Obg por recomendar seu blog, já estou seguindo.
    Segue o meu tbm se puder
    http://umviciadoemlivros.blogspot.com.br/
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Sou louca para ler esse livro, mas como você apontou, estou deixando a leitura de lado porque parece que há muitas viagens o que torna o livro um pouco massante.
    Beijo*

    ResponderExcluir
  7. Já conhecia esse livro, mas para ser sincera nunca dei muita atenção, talvez porque eu vi o filme e fiquei triste no final rsrs Mas tenho muita curiosidade de ler, talvez para o ano =)
    Bjs
    portaoazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Esse é um livro que sempre tive vontade de ler, nunca li nenhuma resenha sobre ele, mas só o assunto viagem no tempo é suficiente pra me atrair.
    Pena que a autora deixa o tema principal cair na monotonia e ficar sem graça, pelo visto ela passou a dar mais ênfase ao romance.
    Já assisti o filme, e gostei, não sei se segue a risca a história criada por Audrey, mas apesar dos pontos ressaltados aqui pretendo ler um dia.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Comprei esse livro em uma viagem a Ouro Preto porque estava muito barato (R$10,00), mas como também tinha muitos outros livros para ler, deixei-o ali, na estante, esperando. Depois de ler essa resenha muito empolgante, acho que este será o próximo que vou ler!!
    Parabéns pelo blog, Arthur. Sucesso!!

    ResponderExcluir
  10. Sooou louca para ler esse livro! Parece ser muito interessante e bonito!!! =)

    Adorei a resenha! ;)

    beijos!

    Ana Ira!
    http://www.anairados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. O livro está na minha estante na fila de leitura. Hahaha

    ResponderExcluir
  12. O livro está na minha biblioteca na fila de leitura . Hahaha

    ResponderExcluir

DiscoDiVinil © 2012-2015 | Versão 3.0 | Todos os direitos reservados

Projetado e editado por Arthur Dias

Tecnologia do Blogger

https://i.imgur.com/Ynr9prJ.png