Especial - Melhores do Ano - Filmes


  Dando continuidade com a celebração de melhores do ano, vamos agora falar de cinema. Caso você não tenha visto a primeira parte desse post, com a lista dos melhores livros de 2015, clique aqui.
  Muito bem, como eu disse antes, assisti bastantes filmes esse ano, então essa lista foi bem mais difícil de montar do que a anterior. Foi nesse ano também que conheci o Filmow, o que me incentivou a assistir vários filmes diferentes entre si, ou seja, nessa lista aparecerão clássicos, blockbusters, undergrounds, etc...

  Ainda, acho importante dizer que eu não assisti a todos os filmes lançados nesse ano e nem metade dos favoritos ao Oscar 2016, então a categoria "Melhores Filmes Lançados em 2015" será referente, obviamente, aos filmes que eu já assisti até o presente momento. Todos os títulos estão redirecionando para a respectiva página do filme no Filmow. Vocês notarão também que as categorias possuem agora 10 indicados ao invés de 5, como na parte 1 desse post. Não consegui deixar muitos filmes de fora. Enfim, começando:

Melhores Filmes Assistidos em 2015

1. Whiplash - Damien Chazelle - 2014
 
2. Questão de Tempo - Richard Curtis - 2013
 
3. Star Wars: O Despertar da Força - J. J. Abrams - 2015
 
4. Mesmo se Nada der Certo - John Carney - 2013
 
5. Capitão Phillips - Paul Greengrass - 2013
  
6. Perdido em Marte - Ridley Scott - 2015
 
7. Kingsman: Serviço Secreto - Matthew Vaughn - 2015
 
8. 12 Homens e uma Sentença - Sidney Lumet - 1957
 
9. Homem-Formiga - Peyton Reed - 2015
 
10. Uma Aventura LEGO - Christopher Miller e Phil Lord - 2014

Melhores Filmes Lançados em 2015

1. Star Wars: O Despertar da Força - J. J. Abrams
 
2. Perdido em Marte - Ridley Scott
 
3. Kingsman: Serviço Secreto - Matthew Vaughn
 
4. Homem-Formiga - Peyton Reed
 
5. Divertida Mente - Pete Docter
 
6. Ex Machina - Alex Garland
 
7. Que Horas Ela Volta? - Anna Muylaert
 
8. Sicario - Denis Villeneuve
 
9. A Travessia - Robert Zemeckis
 
10. Nocaute - Antoine Fuqua

Melhores Atuações

1. Tom Hanks (Capitão Phillips - 2013)
 
2. J.K. Simmons (Whiplash - 2014)
 
3. Adrien Brody (Detachment - 2011)
 
4. Jake Gyllenhaal (O Abutre - 2014)
 
5. Julianne Moore (Para Sempre Alice - 2014)
 
6. Edward Norton (A Outra História Americana - 1998)
 
7. Benicio Del Toro (Sicario - 2015)
 
8. Keira Knightley (Mesmo se Nada der Certo - 2013)
 
9. Oscar Isaac (Ex Machina - 2015)
 
10. Anthony Hopkins (Instinto - 1999)

Piores Filmes

1. É o Fim - Evan Goldberg e Seth Rogen - 2013
 
2. Godzilla - Gareth Edwards - 2014
 
3. Busca Implacável 3 - Olivier Megaton - 2015
 
4. Hitman: Agente 47 - Aleksander Bach - 2015

5. Quarteto Fantástico - Josh Trank - 2015
 
6. Poltergeist: O Fenômeno - Gil Kenan - 2015
 
7. A Incrível História de Adaline - Lee Toland Krieger - 2015
 
8. A Recompensa - Richard Shepard - 2013

9. Cowboys & Aliens - Jon Favreau - 2011

10. Guerra é Guerra - McG - 2012

Algumas considerações:
* Achei "12 Homens e uma Sentença" um filme muito foda e com um dos melhores roteiros que eu já vi. A única coisa que explica a posição relativamente baixa do filme em relação aos demais assistidos em 2015 é o meu gosto pessoal, mesmo se tratando de um clássico.
* Alguns filmes que foram sucesso de público e crítica em 2015 não entraram para a minha lista de melhores lançamentos, como "Mad Max: Estrada da Fúria" e "Vingadores: Era de Ultron", o motivo para isso é complexo o suficiente para não caber nesse post. Quem quiser saber melhor minha opinião acerca desses filmes, pergunte nos comentários ou peça que eu escreva uma crítica separada.
* Para classificar os piores filmes, dei preferência aos lançamentos de 2015 e a filmes "grandes"; isto é, filmes ruins, mas com orçamento muito pequeno, não foram considerados.
* Preciso ainda enfatizar o quanto as atuações que destaquei estão incríveis. Foi a lista mais difícil de fazer e de ordenar. Considere todos os filmes dessa lista como indicações de filmes. A atuação desses atores e atrizes vale.

Todos os filmes das listas (excetuando os da "Piores Filmes", claro) são infinitamente recomendados. Porém, deixarei linkado adiante mais alguns títulos de filmes legais que assisti em 2015. Deixo essas indicações para aqueles que gostam de cinema e procuram bons longas para assistir. ;)
A ordem adotada não reflete qualquer juízo acerca dos filmes, apenas o ano de lançamento foi considerado.

Indicações

Me and Earl and the Dying Girl (2015)  //  Missão Impossível: Nação Secreta (2015)  //  Love & Mercy (2015)  //  Entre Abelhas (2015)  //  Chef (2014)  //  O Jogo da Imitação (2014)  //  No Limite do Amanhã (2014)  //  Samba (2014)  //  Fury (2014)  //  Dois Dias, Uma Noite (2014)  //  The Babadook (2014)  //  Relatos Selvagens (2014)  //  Se Eu Ficar (2014)  //  It Follows (2014)  //  O Homem Duplicado (2014)  //  Wild (2014)  //  Simplesmente Acontece (2014)  //  Ela (2013)  //  Coherence (2013)  //  The World's End (2013)  //  Frances Ha (2013)  //  La Stratégie De La Poussette (2013)  //  Azul é a Cor Mais Quente (2013)  //  Locke (2013)  //  Perigo por Encomenda (2012)  //  O Ditador (2012)  //  Compliance (2012)  //  Ruby Sparks (2012)  //  Medianeras (2011)  //  Entre Segredos e Mentiras (2010)  //  Mr. Nobody (2009)  //  1408 (2007)  //  Babel (2006)  //  A Vida dos Outros (2006)  //  Camisa de Força (2005)  //  O Sol de Cada Manhã (2005)  //  Primer (2004)  //  Shaun of the Dead (2004)  //  Mulholland Dr. (2001)  //  The Usual Suspects (1995)

Meu Filmow.

E aí, concorda com as classificações referentes aos filmes que assisti em 2015? Discorda com alguma coisa? Deixe sua opinião nos comentários. [:

8 comentários:

  1. Kingsman é realmente muito bom! Poderia ter ficado em melhor posição! haha
    E Questão de Tempo também é um filme adorável <3

    Vícios e Literatura
    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pois é, esse é o ponto negativo de assistir tanto filme num mesmo ano: Na hora de classificar os melhores fica extremamente difícil. Hahah
    Tentei ser o mais coerente possível, tentando colocar na balança aspectos como direção, roteiro, atuação, fotografia e gosto pessoal. Acho que no final ficou até que uma lista bem razoável.
    Obrigado por comentar e grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Arthur tudo bem? Tempos que eu não aparecia aqui pelo Disco de Vinil!!
    Dos seus 10 filmes vistos eu vi apenas 5 Star Wars, Perdido Em Marte, Kingsman,Homem Formiga, Aventura lego!!
    Concordo bastante com sua lista de melhores lançamentos principalmente por ter Divertidamente nele, esse foi um dos melhores filmes do ano para mim e vi legendado <3
    Quanto as melhores atuações só vi o filme da Julieane Moore então não posso comentar nada além de ela ganhou um Oscar porra!! rsrs
    Quanto a sua lista de piores filmes eu já assisti 6 dos 10 e sendo sincero os filmes são sim ruins, mas gostei da maioria deles, Adaline eu realmente gostei e não achei tão ruim, a resenha desse filme é a mais visitada de todos os filmes em meu blog, é uma loucura!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Adoro conferir as listas de melhores e piores do ano de outras pessoas. Eu também amei Whiplash, Que Horas Ela Volta?, Questão de Tempo, Star Wars, Divertida Mente, A Travessia e Perdido em Marte. Assisti Sicario porque sou fã do Dennis Villeneuve, mas me decepcionei um pouco e não curti tanto o filme quanto eu gostaria. Fiquei curioso pra saber sua opinião sobre Mad Max haha eu curti bastante! Sobre os piores, Adaline não foi um filme de todo ruim pra mim (eu até que gostei de algumas coisas). Quarteto Fantástico é um filme que passarei longe, acho que acabou entrando pra lista de piores da maioria das pessoas que eu vi haha

    Enfim, que 2016 tenha muito mais filmes bacanas pra gente conferir!

    Lá no Pipoca Radioativa também fizemos um top 11 com os melhores do ano, dê uma olhada se quiser (http://pipocaradioativa.com.br/2016/01/top-11-melhores-filmes-de-2015/)

    Abraço e bons filmes! =)

    ResponderExcluir
  5. PS: Agora que eu vi as recomendações no final do post :o (tem vários filmes que eu adoro nessa sua listinha haha)

    ResponderExcluir
  6. Alisson, obrigado por comentar. ^^

    Há tempos que não passo lá pelo Re.View também, então em breve vou dar as caras por lá.

    Se você gostou da Julianne Moore em Still Alice, pode conferir todos os outros filmes da lista de atuações sem medo porque valem a pena, tendo os respectivos atores ganhado Oscar ou não.

    Quanto à "Incrível História de Adaline", meu maior problema foi pela falta de explicação para o que ocorre no filme e porque a Adaline adquire a habilidade que ela eventualmente adquire... (espero estar sendo claro, não quero soltar algum spoiler).

    Eu geralmente aceito bem a falta de explicação para eventos sobrenaturais em filmes, mas apenas quando isso é necessário. Um bom exemplo, e que também aparece em minha lista, é relacionado a uma habilidade que o protagonista de "Questão de Tempo" possui. Em nenhum momento do filme é explicado porque o rapaz em questão possui essa habilidade ou como isso se originou, mas isso não tem a menor importância, visto o foco narrativo adotado: é um fato a mais no longa e que contribui com a história; você simplesmente o aceita e segue assistindo o filme. Já em "Adaline", a falta de explicação incomoda, o roteiro não é suficiente para fazer com que o fato de ela possuir tal habilidade seja simplesmente aceita pelo público. A impressão que fica é que o roteirista começou a escrever seu texto a partir do pensamento "e se alguém um dia possuir uma habilidade assim?", não se importando em estabelecer uma determinada lógica para Adaline possuir essa habilidade...

    Ficou confuso pra caramba e eu repeti a palavra "habilidade" uma porrada de vezes, mas acho que me fiz entender... Espero que você tenha compreendido minha opinião. ;D

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Matheus. [:

    Eu também achei o roteiro de Sicario um pouquinho fraco, principalmente a parte final, mas isso não me incomodou tanto, já que me senti compensado pelas excelentes atuações do elenco e pela tensão construída ao longo de todo filme.

    Eu já tinha lido o post no Pipoca Radioativa e gostei de ver o "top 11" de todo mundo (até peguei algumas indicações, haha). Você considerou "Os Oito Odiados" no seu top, e com certeza eu teria adicionado ele ao meu se o tivesse assistido antes de produzir o post (fica pro de 2016).

    Leia meu comentário acima (resposta ao Alisson), para saber minha opinião sobre "Adaline" e, sim, passe longe de Quarteto Fantástico. Hahah

    Quanto a "Mad Max", é um filme que me entreteve no cinema (aquelas cenas de ação revolucionárias são capazes de entreter qualquer um), mas a maior parte dos pontos que eu considero negativos só me ocorreram depois que terminei de assisti-lo.

    A fotografia é foda, e provavelmente o Oscar vai ser dele ou de Sicario; a trilha sonora; o elenco; a direção... Tudo está num nível excelente ou no mínimo "bom"; mas o roteiro, o Max e o Immortan Joe me incomodaram o suficiente para que eu não adicionasse o longa em minha lista.

    O roteiro por ser muito simples. Você pode argumentar que isso não é problema, a história do filme é simples: é a história de uma perseguição. E por mais que isso acabe com qualquer réplica que eu pudesse levantar, ainda é uma coisa que me incomodou no filme. É como se ao invés de ele ser dividido em três atos, fosse dividido em três perseguições, uma mais insana do que a anterior. Por mais que isso soe como uma coisa incrível, não foi o bastante para me cativar.

    O segundo problema é o Max. Eu gostei da atuação do Tom Hardy (já assistiu Locke? É basicamente um filme mostrando ele, dentro de um carro, indo de um ponto A a um ponto B numa viagem de duas horas: ele carrega o filme nas costas e é incrível), e gostei também do fato de ele não ser o protagonista (acho que falar isso nem é mais spoiler...), todo esse empoderamento feminino, o fato do filme passar no teste de Bechdel, a atuação fantástica e memorável da Charlize Theron e tudo mais. Só que ele não é simplesmente um personagem criado para esse filme e que "tudo bem começar a construir o personagem só a partir do filme 2", ele deveria ser o mesmo Max dos filmes da década de 80, e não, ele simplesmente não é o mesmo personagem. Isso também não incomodou a maioria, mas como fã da trilogia original, admiti este como um dos pontos negativos do filme.

    E, finalizando, o vilão do filme, Immortan Joe. Todos aparentemente concordam que ele é memorável e original (característica número um para a construção de um bom vilão), mas as demais características para essa construção não são tão bem trabalhadas (mais uma vez: do meu ponto de vista). Ele não é tão ameaçador e nem tão mau, o público acaba tendo sempre que aceitar sua maldade por conta do que ele fez no passado, e nunca pelo que ele é capaz de fazer para conseguir alcançar seus objetivos. A percepção de sua crueldade por parte do público fica mais por conta de sua aparência do que pelos seus atos, e aquilo é só maquiagem. Sei que não é certo ficar comparando vilões do cinema, mas o que foi construído para Immortal Joe é muito menos dramático que o que estão fazendo para o atual Kylo Ren, de Star Wars, e muito menos sádico do que fizeram para o Capitão Vidal, de O Labirinto do Fauno. Consigo enxergar muito mais desenvolvimento de personagem no HAL 9000 que em Immortan Joe.

    Basicamente, é isso tudo aí, hahah. Tenho certeza que minha opinião acerca do filme é minoritária e extremamente pessoal, mas não deixa de ter seu valor. Espero que tenha ficado claro minha opinião, de certa forma até resumida, sobre o novo "Mad Max".

    Obrigado por comentar e grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Eu te entendo sim Ándre, na verdade eu concordo contigo, esse foi a única parte do filme que não me agradou ficou realmente muito forçado, sem fundamente, mas como sou bobo adorei o romance e gostei da Blake no papel!!

    Xo

    ResponderExcluir

DiscoDiVinil © 2012-2015 | Versão 3.0 | Todos os direitos reservados

Projetado e editado por Arthur Dias

Tecnologia do Blogger

https://i.imgur.com/Ynr9prJ.png