TAG - Retrospectiva 2015


  Geralmente eu leio poucos livros por ano, raramente passando dos 20, mas nesse ano eu consegui me superar - infelizmente, no sentido negativo -, li somente 14. Ainda assim, irei fazer essa retrospectiva, que já se tornou (agora sim) tradição do blog. O único problema é que existem 21 categorias que devem ser preenchidas pelos meus humildes 14 livros... Bom, será no mínimo interessante.

  Apenas para relembrar: o objetivo aqui é indicar um livro para cada categoria abaixo, montando um perfil das minhas leituras do ano. Os títulos dos livros estão linkados, redirecionando para a respectiva página no skoob.


Melhor livro: À Espera de um Milagre - Stephen King
Livro mais chato: A Garota que Eu Quero - Markus Zusak
Livro que mais te surpreendeu: Um Motim no Tempo (Infinity Ring #1) - James Dashner
Livro do qual você esperava mais: Todo Dia - David Levithan
Livro que não pretendia ler tão cedo: Cidades de Papel - John Green (Esse era o único livro que o Green escreveu sozinho que eu ainda não havia lido, estava reservando-o para ler depois, mas quando a adaptação cinematográfica foi anunciada, acabei tendo que adiantar minha leitura)
Livro com mais mistério: Eu Sei o que Você Está Pensando - John Verdon
Livro mais angustiante pra terminar: A Cura Mortal (Maze Runner #3) - James Dashner (Não li muitos livros ruins esse ano, e não que este seja exatamente ruim, mas talvez seja o que melhor se encaixe nessa categoria)
A história mais bonita: Amanhã Você Vai Entender - Rebecca Stead
Uma história que você gostaria de viver: Perdido em Marte - Andy Weir (OK, talvez ficar sozinho em Marte não seja uma boa ideia, mas ao menos participar das missões espaciais de reconhecimento seria fantástico)
Chick-lit mais legal: Eu poderia até retirar essa categoria da retrospectiva, não a respondi em nenhuma das edições anteriores... Não será diferente aqui. Não costumo ler chick-lits.
Melhor capa: Perdido em Marte - Andy Weir
Pior capa: À Espera de um Milagre - Stephen King
Melhor vilão: Pennywise (It: A Coisa - Stephen King)
Personagem mais engraçado: Mark Watney (Perdido em Marte - Andy Weir)
Melhor protagonista: Dave Gurney (Eu Sei o que Você Está Pensando - John Verdon)
Pior protagonista: Cameron Wolfe (A Garota que Eu Quero - Markus Zusak)
Melhor casal: Paul e Janice Edgecombe (À Espera de um Milagre - Stephen King)
Casal com pior química: Brian Jackson e Alice Harbinson (Resposta Certa - David Nicholls)
Melhor autor: Stephen King
Melhor título: Eu Sei o que Você Está Pensando - John Verdon
Pior título: Confie em Mim - Harlan Coben


TOP 5 DO ANO
1º - À Espera de um Milagre - Stephen King
2º - Perdido em Marte - Andy Weir
3º - It: A Coisa - Stephen King
4º - Maze Runner: Correr ou Morrer - James Dashner
5º - Eu Sei o que Você Está Pensando - John Verdon


  Considerações finais:
  Eu não esperava gostar tanto de "À Espera de um Milagre" quanto gostei. Até ler o livro, eu ainda não havia assistido o filme, então eu não sabia bem o que esperar (além disso, foi o primeiro King que li). Minhas expectativas estavam relativamente baixas, o que contribuiu com a minha experiência e me fez pegar pra ler o tijolão "It: A Coisa" quase que logo na sequência.
  Falando em It, ele quase ficou em primeiro lugar na lista. A atmosfera que o King cria nos livros dele é perturbadoramente bem feita. O único problema do livro é a prolixidade evidente do autor.
  "Perdido em Marte" foi delicioso de ler e a adaptação cinematográfica ficou à altura do livro. Quanto a "Eu Sei o que Você Está Pensando", só consigo dizer: Dave Gurney é o meu mais novo detetive favorito. Vou ler todos os livros do John Verdon em 2016!
  Agora, "A Cura Mortal" e "A Garota que Eu Quero" foram decepções imensas. O primeiro por finalizar a série Maze Runner de uma forma porca e o segundo por todas as páginas entre a capa e a contracapa.
  Dos livros lidos esse ano, resenhei apenas "Resposta Certa", do David Nicholls; caso alguém se interesse em saber minha opinião sobre algum outro título desse post, deixe nos comentários.
  Obrigado por lerem até aqui e grande abraço!

19 comentários:

  1. Oi, tudo bom? Você leu muitos livros, comparando comigo rs li nem 5. Tudo pq estava estudando pro enem, espero que ano que vem as coisas melhores rs sou louca pra ler Stephen King, mas até agora não tive oportunidade de ler nenhum! :/ beijos e feliz 2016!

    www.atrasdodiploma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Aliscia. ^^
    Eu também acabava lendo menos livros no ano (ou anos, porque o retardo aqui é grande) em que prestei Enem. Mas fique tranquila, depois você acaba naturalmente lendo mais. Não que a faculdade te possibilite arranjar mais tempo (pelo contrário), mas você aprende a dividir melhor teu tempo pra ainda conseguir ler os livros que quer.
    Ah, e se vai começar a ler Stephen King, pode começar por À Espera de um Milagre que não tem erro. Hahah
    Feliz 2016, boa sorte com o resultado do Enem e grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem ?

    Você citou uns livros que estão na minha meta de leitura há um tempinho e ainda não tomei vergonha na cara para ler! Hahah.

    Quanto "À Espera de Um Milagre": kill me porque eu não fazia ideia de que era um livro do Stephen King. Gente, preciso disso para ontem. Acho que esse é um dos filmes que mais assisti na vida. Sério.

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Quase li It esse ano, mas empaquei na minha maratona e deixei de lado pra ler outras coisas. À Espera de Um Milagre é um livro que eu gostaria de ler já nesse novo ano e Eu Sei o Que Você Está Pensando está na estante há tempos. Você, pelo visto, fez ótimas leituras. Espero que em 2016 venham ainda melhores!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Fernanda, hahaha, espero que no ano que vem vc consiga ler esses livros da tua meta. ^^

    Matheus, não tem como eu lhe recomendar ainda mais esses três livros que você citou! Leia os três! Hahah
    Espero que em 2016 você também faça boas leituras. [:

    Grande abraço aos dois!

    ResponderExcluir
  6. Oi Arthur,
    Adorei sua retrospectiva e pretendo fazer uma lá no blog também, mas como minha meta ainda não foi batida, vou deixar para postar no último dia do ano hahahah.
    Enquanto você leu 14 meu marido leu 1 hahahah se sinta muito feliz pela proeza e fora que os seus títulos não são "livrinhos", alguns como IT são bem enormes :O
    Sério que A Cura Mortal foi uma decepção? Já me deu até tristeza aqui :(
    A Garota que eu quero, um porre de chato, sério, nunca mais lerei nada desse autor :/

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  7. Olá, Natasmi.
    Quando publicar a retrospectiva, me avise! Hahah
    A Cura Mortal não é tãão ruim, mas ele termina a série Maze Runner de um jeito muito corrido, com soluções simples e mal desenvolvidas... Enfim, foi o meu ponto de vista. Ainda te estimulo a ler o livro e vir discutir comigo dps. [:
    E não faça isso com Markus Zusak! Apesar dele errar a mão em A Garota que Eu Quero, lembre-se que ele também escreveu os ótimos A Menina que Roubava Livros e Eu Sou o Mensageiro.
    Obrigado por comentar e grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Ou Arthur!!
    A espera de um milagre é perfeito em todos os sentidos, sempre choro no filme e no livro!! Gostei que você conseguiu preencher bem os 21 requisitos com seus livros... Eu teria sérios problemas em escolher as categorias T_T Sempre sofro!!
    Beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?

    Gostei muito de conhecer sua retrospectiva de 2015. Eu coloquei como meta no Skoob em ler It: A Coisa, eu tenho o livro, mas sempre que eu começo, a ressaca literária aparece, mas em 2016 focarei mais :D

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Victor. [:
    Boa sorte com isso.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. A maioria dos livros que leu, eu não li, na vdd estou ainda a fazer minha retrospectiva, tentando...kkk Então nem contei os livros que li....kkk
    Mas anotei suas considerações...quem sabe as que nao li consiga ano que vem.

    Bjus

    Viviana
    devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, Viviana.
    Obrigado por comentar e grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Oie Arthur,
    Que legal a ideia de fazer uma retrospectiva literária, gostei, vou fazer no meu blog ><
    Eu sou doida para ler It, mas me bate uma preguicinha :/ Mas de 2016 não passa! hahaha
    Beijos
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  14. Sim! O tamanho do livro é o que mais desanima, mas vai por mim: a história vale a pena.
    Quando fizer a retrospectiva manda o link aqui. [:
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Oi Arthur, tudo bem
    Adoro retrospectivas, é uma oportunidade de lembrar das histórias que tanto amamos, se pudesse eu leria todas novamente, risos... Confesso que algumas eu já reli. Tem uma categoria sua que eu gostei muito: histórias que eu gostaria de viver. Aqui, eu tento tantas opções que você nem faz ideia, risos... Gostaria de viver todas elas, mas no topo, com certeza seria a Saga do Harry Potter. Fiquei muito empolgada com sua indicação de John Verdon, não conhecia, mas agora vou procurar por ele. Eu já vi o filme A Espera de um Milagre, é lindo demais. Mas o livro eu não leio, infelizmente, Stephen King não é para mim, já tentei e não consegui, é muito descritivo.
    Sua postagem ficou ótima. Um Feliz 2016!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Foram poucas leituras mas foram ótimas leituras e iaao que importa, certo?
    Nao li nada do King, era uma das minhas metas de 2015 mas nao consegui. A capa de A Espera de um Milagre tem uma capa bem estranha mesmo haha... Tenho uma enorme curiosidade em ler livros do John Verdon, mas acabo adiando...
    Adorei a tag. Beijos
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Não fala isso de A Cura Mortal! Eu adoro Maze Runner e estou doida pra ler logo o terceiro livro hahahah Mas eu gostaria de saber o que te decepcionou tanto nele, tendo em vista que colocou Correr ou Morrer no Top 5.

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Arthur!! Da sua lista inteira só li Perdido Em Marte e Todo Dia! Quero ler a serie Maze Runner espero não ficar desgostoso também!! Eu vi o filme de Cidades de Papel e adorei, porém, continuo não querendo ler nada do Green hahaha

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir

DiscoDiVinil © 2012-2015 | Versão 3.0 | Todos os direitos reservados

Projetado e editado por Arthur Dias

Tecnologia do Blogger

https://i.imgur.com/Ynr9prJ.png