Discografia #4 - The Velvet Underground


  Desde o início do Discografia eu guardo essa banda como um trunfo. Pouquíssimas pessoas a conhecem e eu só cheguei a conhecê-la por causa da capa de um disco. Irei apresentar hoje para vocês a banda The Velvet Underground!

  Em meados de 2008 eu jogava um tipo de quiz online chamado Flashpops, disponibilizado pela UOL. O objetivo era ouvir uma trilha sonora e responder de que filme a música era, ou ver capas de discos e responder o nome da banda. Foi num quiz desse segundo tipo que eu me deparei com uma obra de Andy Warhol, uma banana desenhada em um fundo branco. Pesquisei no Google e descobri o nome da banda que foi, por algum tempo, uma das que eu mais ouvi.

  Hoje já não gosto tanto do grupo, mas eles fizeram parte da minha adolescência e merecem seu espaço no Discografia, por isso e por ter influenciado todo um cenário pós-punk inglês. Todavia, a faixa "Heroin" continua na minha playlist, acho incrível como eles misturam ritmos tornando a música uma bagunça, só que sem deixar que fique ruim.

  A banda foi formada em 1964 e terminou em 1973, mas voltou a se unir em alguns anos da década de 90. Os integrantes eram Lou Reed, Sterling Morrison, John Cale, Angus MacAlise e Nico, sendo que essa última participou apenas do primeiro álbum, "The Velvet Underground & Nico" (o da banana), por imposição do próprio Andy Warhol.

  O primeiro álbum foi também o mais icônico, embora não tão vendido, trazendo músicas sobre drogas ("Heroin"), sadomasoquismo e prostituição ("There She Goes Again"). É o meu álbum favorito e o que reúne todas as músicas que listarei aqui. Nico foi o vocal de apoio, e seu nome foi ressaltado no título do álbum como forma de objeção do grupo quanto à imposição de Warhol.

"E eu acho que simplesmente não sei" - Heroin - The Velvet Underground

  Os demais álbuns não tiveram muito sucesso, tanto no desenvolvimento de singles quanto na quantidade de vendas, mas um que se destacou dentre os demais foi "White Light/White Heat", segundo álbum, de 1968. Nesse álbum o financiador, Andy Warhol se distanciou da banda e Nico foi demitida.


"Para cada criança de Quinta existe um palhaço de Domingo" - All Tomorrow's Parties - The Velvet Underground

  O último álbum de estúdio do conjunto foi "Squeeze", de 1973. Nele as principais músicas foram relançadas e se deu o fim à trajetória conturbada do The Velvet Underground. A banda de rock acabou influenciando muitos artistas posteriores, como David Bowie, Iggy Pop, Nirvana, Nine Inch Nails e The Strokes; criando-se a lenda de que quem havia comprado os discos do grupo formaram bandas também.

E você, já conhecia a banda? Se não, dê o play e descubra se também é fã!

1 - Heroin


2 - There She Goes Again


3 - Run Run Run


4 - All Tomorrow's Parties


5 - I'm Waiting for the Man


Caso queira conhecer melhor a banda, acesse os links:

4 comentários:

  1. Olá tudo bem?
    Te indiquei para uma tag/selo.
    Espero que goste.
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2014/01/selo-liebster-award.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa banda! Eles são incríveis e eu adoro 'There She Goes Again' e 'Pale Blue Eyes'
    Velvet Underground é uma ótima pedida! x]

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  3. Olha só! Não conhecia Pale Blue Eyes.
    Obrigado pela indicação (:
    Já gostei mais da banda, foi num tempo que eu escutava muito Creedence e Bob Dylan, mas hoje ainda escuto uma música ou outra. Com certeza é uma ótima pedida!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi, te indiquei para um selo: http://universosempaginas.blogspot.com.br/2014/01/selo-versatile-blogger-award.html

    ResponderExcluir

DiscoDiVinil © 2012-2015 | Versão 3.0 | Todos os direitos reservados

Projetado e editado por Arthur Dias

Tecnologia do Blogger

https://i.imgur.com/Ynr9prJ.png