TAG - O Primeiro e O Último


  Finalmente consegui quebrar a tradição de atrasos! Fui indicado para essa TAG há dois dias atrás pela Ana Samuel do blog Portão Azul (obrigado, Samy!) O objetivo da TAG é contar qual foi o primeiro livro que li na vida e o último que terminei de ler. Após isso, devo responder cinco perguntas e indicar cinco blogs para também responderem a TAG


O PRIMEIRO
Sinceramente, não me lembro qual foi o primeiro livro que li na vida. Lembro que aos sete ou oito anos eu folheava as páginas do Guiness Book 2002 (cuja capa era a mais chamativa de toda a biblioteca da minha escola), mas folhear não é ler. Li alguns daqueles livros com mais imagens do que palavras, mas estes também não entram para a contagem. Portanto, o primeiro livro que li foi "A Ilha Perdida", de Maria José Dupré. Apesar do tempo, ainda me lembro do eixo central da obra e de alguns acontecimentos do enredo, mas nada suficiente para resenhá-lo ou coisa do tipo. Posso, entretanto, indicá-lo: Se você não o leu quando criança pequena, leia-o agora, criança grande.

O ÚLTIMO
O último livro que li foi "Cem Anos de Solidão", cuja resenha pode ser lida aqui. Foi um livro que demorei a terminar por causa de sua estruturação e também por falta de tempo da minha parte, mas que valeu muito a pena quando terminei de lê-lo. Trata-se de um clássico da literatura mundial e o segundo mais importante romance hispânico da história, ficando atrás apenas de Dom Quixote (leia a resenha de Dom Quixote clicando aqui). Pretendo reler o livro no futuro, numa edição melhor trabalhada e diagramada, mas já posso deixar a dica para todos aqui também: Quem ainda não o leu, leia-o depois de terminar A Ilha Perdida.



PERGUNTAS
1 - Já comprou algum livro pela capa?
Sim. Comprei "Leviatã" por causa de sua capa e das ilustrações que o recheia. Não sabia que o livro era do mesmo autor de "Feios", Scott Westerfeld, que já havia ouvido falar na época. Foi o meu primeiro contato com o gênero Steampunk e hoje o livro figura como um dos meus favoritos.

2 - Gosta da literatura brasileira?
Sim. Já li um número considerável de obras nacionais (tanto clássicas quanto de autores-ainda-vivos) e não tenho preconceito algum com os livros brasileiros.

3 - Tem o costume de ler e-books? Por quê?
Não tenho um e-book, mas às vezes leio o PDF de determinado livro. Não tenho problemas com isso, embora prefira livros físicos. Caso eu goste do livro, compro-o e termino de ler na minha própria edição.

4 - Prefere ler sagas ou livros únicos?
Ambos. Cada um tem seus prós e contras, mas não desqualifico nenhum e nem tomo apenas um deles como favorito.

5 - Já deixou ou esqueceu de fazer algo de tão concentrado que estava em uma leitura?
Não que eu me lembre, mas já deixei de dormir, virando noites lendo.


INDICADOS


  Quem não foi tagueado mas quiser responder à TAG, fique à vontade! Caso queiram, podem deixar o link com as suas respostas como comentário desse post que eu dou uma olhada. Até a próxima TAG!

12 comentários:

  1. Eba! Eu fui indicada!
    Parabéns por não ter demorado para responder a esta tag, rs, mas pelo visto quem vai demorar um pouquinho sou eu...
    Deixar de dormir é algo muito comum na minha vida. Quantas e quantas vezes eu não acordei com um livro na cabeça, outro nos pés, outros eu estava em cima amassando, uma tragédia!

    ResponderExcluir
  2. Oi Arthur.
    É incrível como essa coleção vaga-lume marca a gente, eu também não lembro ao certo o primeiro livro que li, mas quando penso nisso vem logo o que mais marcou Pequenos Jangadeiros na quinta série.
    Já ouvi falar muito de Cem Anos de Solidão mas admito que não é uma leitura que eu tenha interesse em fazer.
    E quem é que nunca comprou um livro pela capa?? rsrsrs

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Maria, fiquei no maior orgulho ao demorar só dois dias para responder a TAG (acabou que eu só terminei de escrever o post depois da meia-noite e ele foi publicado no dia 18, fazendo com que eu demorasse três, e não dois dias para publicá-lo, mas que se dane). Também já dormi lendo, mas por sorte nunca danifiquei nenhum livro.

    Paty, eu tinha um punhado de livros dessa coleção quando era menor, mas não me interessava em lê-los (só fui criar o hábito de leitura há uns 4 anos). O único que li dessa coleção, na época, foi mesmo A Ilha Perdida; depois li O Escaravelho do Diabo, mas foi em PDF. Acho que ainda tenho esses livros aqui em casa, no fundo de alguma gaveta ou escondido em algum armário. Se os achar vou ler todos e recuperar o tempo perdido, haha.

    Grande abraço às duas!

    ResponderExcluir
  4. Eu lembro como se fosse hoje o primeiro livros que eu li.... O Chamado Selvagem de Jack London, depois dele eu comecei a devorar os livros da biblioteca... kkkk Eu tinha uns 10 anos eu acho. Mas quando digo livro, não são aqueles de histórinhas ou contos de fadas, porque esses eu lia desde que aprendi a ler, kkk

    bjoos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir
  5. Finalmente fui indicada :))
    Já vi essa tag em vários blogs, é bem legal saber um pouco do primeiro livro de cada um!

    Obrigada pela indicação!

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Arthur, obrigada pela indicação :)
    Eu tb li "A ilha perdida", e bateu uma nostalgia ao ver ele no post.
    Bjos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Natana, considerei apenas livros de literatura também; me lembro que desde muito novo eu devorava gibis da Mônica. Na minha escola eles pegavam uns 10 volumes e encadernavam juntos com capa dura, acho que peguei todos os livros montados por eles, haha.

    Lara, realmente, é interessante saber qual foi o primeiro livro que cada pessoa leu. Quando responder a TAG me avise! ;D

    Bia, pois é, acho que da coleção vaga-lume ele foi o mais lido. Já perdi a conta de quantas vezes descobri que um amigo meu também já havia lido esse livro quando criança. xD

    Grande abraço às três!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela indicação! Também estou começando a me enrolar com as TAGs hahahah Mas vou postar essa, sem falta, até amanhã. E não se preocupe, não me importo que mande mensagens no Skoob hahaha

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Haha, eu vi que tinha uns dois ou três recados meus seguidos na sua caixa de entrada, achei melhor me desculpar antes de enviar mais outro. xD
    Quanto às TAGs, eu não sei o que acontece, tem períodos que o blog não é indicado pra responder a nada, daí quando recebe uma indicação, umas cinco outras vem atrás, chegando tudo numa mesma semana. Eu me enrolo devido as circunstâncias (na maioria das vezes, haha).
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. A ilha perdida pode não ter sido o meu primeiro, mas está bem perto! Lembro de encontrar ele perdido no meio dos romances da minha avó - que na época não me interessavam nem de longe - e foi amor à primeira vista!

    Ana P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Arthur :)
    Descobri seu blog pela sua indicação no skoob. Achei ele bem legal.
    Eu também li A Ilha Perdida, foi um dos meus primeiros livro, mas o primeiro mesmo foi Uma Professora Muito Maluquinha.
    Eu respondi a tag, se quiser confira aqui: http://goo.gl/tbKqDn

    ResponderExcluir
  12. Olá, Uriel!
    Obrigado por gostar do blog. :]
    É difícil achar alguém que não tenha lido A Ilha Perdida. Já encontrei pessoas que hoje nem tem hábitos literários, mas que quando eu falei desse livro, disseram: "Nossa cara, esse livrinho é foda!"
    Obrigado pela visita e grande abraço!

    ResponderExcluir

DiscoDiVinil © 2012-2015 | Versão 3.0 | Todos os direitos reservados

Projetado e editado por Arthur Dias

Tecnologia do Blogger

https://i.imgur.com/Ynr9prJ.png