Resenha #7 - Jogos Vorazes

  É difícil escrever sobre um livro que você gosta, ainda mais sobre um livro que você gosta muito! Esse é o caso de Jogos Vorazes. Apesar de ser uma série de livros, decidi fazer separadamente, cada livro em um post, porque a história e os rumos que ela toma são bastante diferentes em cada um dos exemplares. Portanto, esse é o primeiro livro, que leva o mesmo nome da trilogia, caso você queira ler as resenhas dos outros dois livros, vou deixar os links delas aqui embaixo. Essa saga foi a segunda melhor que eu já li, só não ganhou do Desventuras em Série, e eu a devorei! Li cada livro em 3 dias, o que pra mim é muito rápido, e assim que acabava um eu emprestava para os meus colegas de escola, e foi formando fila pra pegar o livro emprestado, porque eu falava muito bem dele, e todos queriam saber se ele era mesmo tudo aquilo.

  SINOPSE: A história é ambientada no futuro, onde antes era a América do Norte, agora  é Panem, constituída de 12 distritos e uma capital. Um décimo terceiro distrito já existiu, mas foi destruído pela capital após uma rebelião, nessa época foram instituídos os Jogos Vorazes, uma forma de a capital mostrar sua superioridade. Desde então, a cada ano são escolhidos dois tributos de cada distrito, uma menina e um menino entre 12 e 18 anos, que irão se digladiar até que sobre apenas um, o vencedor. Katniss, de 16 anos, vive no distrito 12 e no dia da colheita, sabe que terá grandes chances de ser a escolhida, dado o número de vezes que inscreveu-se em troca de comida. Porém a escolhida é sua irmã, Prim, de 12 anos e que havia apenas um papel com seu nome no sorteio. Então Katniss se voluntaria para assumir o posto da irmã. E o segundo tributo a ser escolhido é Peeta Mellark, um garoto que Katniss conheceu em um momento passado. Porém, dos 24 tributos escolhidos, apenas um sairá com vida, que os jogos comecem!

  Esse primeiro livro tem uma temática mais adolescente, não estou falando que parece Crepúsculo, estou falando que se os adolescentes preferissem ler Jogos Vorazes a Crepúsculo, o pensamento geral adolescente seria mais crítico e elaborado. Em comparação com os outros volumes, esse é "menos adulto", os outros tem uma pegada mais forte nesse ponto, o que na verdade torna-os melhores, mas nenhuma série épica deixou de ter um início, e o começo de tudo isso se encontra aqui. Katniss não é uma adolescente bobinha que espera sentada as coisas acontecerem, ela está vendo um problema, então vai e resolve. Isso inclusive faz a história parecer ainda mais real, e faz com que você saiba que os personagens vão se sair bem, apesar de tudo. Todos eles são muito bem trabalhados e aprofundados.
  Eu li na metade desse ano mesmo, fui uma das últimas pessoas a lê-lo e para falar a verdade, o que me motivou foi o lançamento do filme. Todo mundo falava muito bem dele, então não pude deixar de ler os livros. E acabou que até hoje eu não vi o filme, mas estou esperando ele chegar à locadora que vou correndo buscar. Enfim, leiam esse livro! Porque são poucos os livros tão empolgantes como Jogos Vorazes.


Resenha do segundo livro: Em Chamas
Resenha do terceiro livro: A Esperança


EDITORA: Rocco
AUTORA: Suzanne Collins
PÁGINAS: 397

5 comentários:

  1. Adorei sua resenha, muito bem feita! Sobre o filme... Eu já o tinha visto antes mesmo de ler o livro e apesar de ter gostado, achei o livro muito melhor (o que geralmente acontece). Enquanto que no livro a história tem um ritmo eletrizante, no filme tudo anda de uma forma mais lenta.
    Abraços. :D
    Lery.
    http://lerissakunzler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Lery!

    E concordo contigo, os filmes não conseguem ser tão bons quanto os livros em que são baseados, na maioria das vezes. Hoje já vi o filme e achei uma boa adaptação, mas como você disse, o livro tem um ritmo que te faz não querer parar de ler e isso não pode ser reproduzido em filmes.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Eu só leio ótimas resenhas sobre esse livro, mas não sei porque ele não me chama atenção :(

    Gostei bastante da resenha, parabéns, vou fazer o possível para lê-lo!!! rsrs
    Quem sabe eu goste muito, até...

    beijos!

    Ana Ira!
    http://www.anairados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. En tenho Jogos Vorazes já faz um tempo, e apesar das incríveis opiniões ele ainda não está entre os que eu vou ler agora... (Também não sei porquê!)...
    Mas, por sua resenha e classificação me bateu aquela pontinha de curiosidade... Darei uma espiadinha novamente no livro, vou dar uma chance de ele me conquistar. Rsrsrs... Parabéns pela resenha, curta e objetiva (preciso ser assim, hahaha). Abraço!

    horadelerlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu lia trilogia no início deste ano e me encantei! Quando terminei de ler Jogos Vorazes, me desesperei para ler Em Chamas e todas as minhas expectativas foram superadas! Assim sendo, fui com muita sede ao pote em A Esperança, que me decepcionou muito, desde o seu início. Mas mesmo assim, a trilogia continua em meu coração.

    ResponderExcluir

DiscoDiVinil © 2012-2015 | Versão 3.0 | Todos os direitos reservados

Projetado e editado por Arthur Dias

Tecnologia do Blogger

https://i.imgur.com/Ynr9prJ.png