TAG - Encontre o Livro

 

  Quem me indicou para essa TAG foi a Aline, do blog Sobre Livros e Letras; e, apesar dela ter sido criada para ser respondida em vídeo - a pessoa indo até a estante e, efetivamente, encontrando o livro - eu decidi respondê-la em texto mesmo. Para provar que tenho os livros citados, vou colocar a foto de cada um (será que alguém duvidaria? Que doença). São 20 itens (originalmente, 19, mas a Aline fez o favor de criar mais um para os portadores de TOC. Obrigado) aleatórios que vão nos colocar à prova, desafiando-nos a encontrar um livro que represente cada item. Os livros já resenhados no blog serão linkados. Clicando sobre as fotos é possível ampliá-las. Vamos lá!


  Esse é um dos meus livros favoritos e gostei do fato de poder começar a lista por ele. Para quem não achou o Z (cegos, míopes ou portadores de glaucoma), ele está no nome do autor: Markus Zusak.


  Esse é um livro pouco conhecido no Brasil, mas seu título sempre consta nas listas de "Melhores Livros de Todos os Tempos" decentes. Trata-se de um clássico do século XX. Cegos, perceberam que nessa capa existem dois "Z"? Só testando...


  Esse foi o primeiro romance policial que li. Já não me lembro de muita coisa da história; mas o enredo, na época, conseguiu me prender de uma maneira muito natural.


  Ganhei esse boneco na páscoa do ano passado e, desde então, ele vive sobre minha coleção de livros da Ponto de Leitura. Além de boneco, ele também é um vingador uma daquelas bolinhas de borracha "pula pula", daí essas marcas no rosto. Super-herói burro, só aterrissa de cara...


  Há alguns dias respondi outra TAG indicando O Deserto dos Tártaros como o livro mais antigo da minha estante, mas a Aline levantou uma questão importante: Essa pergunta quer saber o livro de publicação mais antiga ou o que temos há mais tempo? A Ilha Perdida vem responder à essa segunda questão, enquanto O Deserto dos Tártaros respondeu, anteriormente, à primeira.


  Fui besta e só comprei esse livro quando o filme saiu. Resultado: Não encontrei a capa antiga em nenhuma livraria física ou virtual. Pelo menos nessa capa tem uma menina, o que me ajudou a completar mais um item da lista.


  A Revolução Russa sempre foi um dos meus temas favoritos a serem estudados em história. Depois de ler 1984, também de Orwell, eu tive que ler essa paródia em que cada personagem histórico é representado por um animal de granja. Resenha aqui.


  Li esse livro na metade desse ano e, por enquanto, figura como o melhor de 2014. Trata-se também de um romance policial, mas é bem mais realista. Não há detetives brilhantes, apenas Harry Bosch e sua impaciência para com tecnologia moderna.


  Posso estar roubando aqui. Além de letras, essa capa tem um par de docksides e um corvo; mas consultei a Aline e ela disse que tudo bem. Qualquer coisa vão tirar satisfações com ela. Resenha aqui.


  Esse livro é outro dos meus favoritos. Scott Westerfeld reconstruiu a Primeira Guerra Mundial sob uma atmosfera steampunk e recheou a obra de ilustrações fantásticas. Só não postarei fotos das ilustrações para vocês comprarem o livro. Mas, tudo bem, sei que usarão o Google...


  Comprei esse livro por duas razões: Primeiro, porque R$ 9,90 é uma verdadeira "oportunidade" e, segundo, porque eu confundi esse título com o do filme "O Espião que Sabia Demais", que recebeu 3 indicações ao Oscar. Tinha visto a capa do filme e me interessado. Quando encontrei o livro na livraria comprei na hora, mas quando descobri que um não tem nada a ver com o outro, desisti de lê-lo. Como podem ver, ele ainda está no plástico. Curiosamente, também não assisti o filme ainda...


  Na verdade, esse livro é do meu irmão, mas como ele fica guardado na minha estante, não vi problema em utilizá-lo. Tenho até o quarto livro aqui e li todos. É uma leitura bobinha, mas tão boa! Kinney conseguiu criar um personagem que reflete a infância de muita gente, fazendo com que seu livro agrade tanto crianças como adultos.


  O quê? Vai dizer que não conhece nenhum Malba Tahan? Esse livro está aqui porque foi escrito sob um pseudônimo. O nome verdadeiro do autor é Júlio César de Melo e Sousa. Melhor agora? Ele foi um matemático brasileiro e escreveu esse livro para contar as aventuras de um calculista persa que resolve problemas e curiosidades matemáticas de maneira sagaz e extremamente recreativa. Simplesmente um dos meus livros nacionais favoritos!

 

  Então, eu não sabia se esse close-up em Aslam estava perto o suficiente; também não sabia se era válido escolher um livro com close-up em um leão. Portanto, para que não surgissem dúvidas, resolvi dar um CloseUp ao livro. Problema resolvido.


  A história desse livro se passa no instante exato em que o universo acaba. Não há nada após isso. Sendo assim, não há período mais remoto a se escolher. Quem ficou curioso para saber como um restaurante pode ser mantido num lugar-instante desses, leia o livro! Resenha aqui.


  Tenho (a.k.a. meu pai tinha) todos os livros dessa coleção "Círculo de Aventuras". As capas são muito bonitas, mas a história vem sempre bem resumida. Li somente três volumes: Robinson Crusoé, Dom Quixote e O Último dos Moicanos; pretendo comprar uma edição completa para cada um desses livros. Resenha aqui.


  Não sei se A Culpa é das Estrelas é turquesa (não sei nem que cor é turquesa), mas outras pessoas que responderam essa TAG citaram o livro nessa pergunta (acho que elas também não sabiam que cor é turquesa) e estou copiando.


  Esse é o concorrente de peso de Echo Park. Na minha opinião, o melhor dos cinco livros da série O Guia do Mochileiro das Galáxias e forte candidato a melhor leitura de 2014. Resenha aqui.


  Junto à O Homem que Sabia Demais, esses são os dois únicos livros da lista que eu não li. Uma Breve História do Mundo é um livro quase didático, não fosse o tom literário que o autor escolheu para narrá-lo. Todavia, mesmo recebendo críticas muito boas, não me interessei em lê-lo ainda. Lembro que meu pai o ganhou de cortesia de algum lugar... Não que isso importe ou que você se interesse, mas lembrei disso agora...


  Apesar de um amigo ter me perguntado se eu estava pensando em viajar quando me viu lendo esse livro, Alasca é um nome próprio. Apesar de não ser a protagonista do livro, Alasca é o centro das atenções durante toda a narrativa. É mais um livro do John Green com uma mensagem muito bonita. Resenha aqui.

  Enfim, esses são os livros que melhor se encaixam em cada um dos itens. O post ficou bem grande - sem dúvida o maior do blog - mas acho que foi um tamanho razoável, visto a quantidade de itens a serem preenchidos. Acabou que o que eu estava planejando para cada item não deu muito certo (era para o item, o nome do livro e a foto ficarem colados um no outro, mas o fato da foto ter um link - que a amplia - impossibilitou isso), mas, mais uma vez, não ficou de todo ruim. Quem se interessar pela TAG, sinta-se tagueado. Até a próxima TAG!

18 comentários:

  1. Se tem algo que eu detesto no blogger é o esquema de imagens; nunca consigo deixar como eu quero ou então fica tudo torto. De qualquer forma, seu post ficou bonitinho. (:
    Era só pesquisar turquesa no google (foi o que eu fiz rs). De fato, ACEDE não é turquesa, MAS tudo bem, porque esse item é fdp demais. Eu dei sorte.
    E eu vou ignorar a piadinha com o closeup.

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha, admita que foi um trocadilho bem pensado! xD
    E eu procurei turquesa no google. Só que apareceram várias cores diferentes... Era tudo azul pra mim, mas alguns eram mais voltados pro cinza e outros pro verde. Resolvi pegar um livro que já citaram como sendo turquesa. Dane-se.
    E o esquema de imagens do blogger é um lixo mesmo. Você tem que escolher entre deixar o link na imagem ou fazer com que ela fique colada em outra, como era minha intenção inicial... Sem dizer que é impossível deixar duas imagens coladas verticalmente (topo de uma no fundo da outra); mesmo que na janela de criação do post elas estejam coladas, quando você visualiza elas não estão! -.-'
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Arthur, tudo bem?
    Nossa, essa lista é grande e anotei alguns nomes que eu não conhecia. Eu li vários livros da Coleção Vagalume inclusive a Ilha perdida, eu adoro essa coleção. Agora, o que mais chamou minha atenção, foi Leviatã, falou tão bem, que vou pesquisar mais sobre ele, já foi para a lista.
    OBS: eu acredito que você tem esses livros, risos....
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Arthur

    Eu já vi essa tag em vídeo e parece ser bem divertida, apesar de sempre ter alguém roubando em algum ponto kkkk.
    Adorei suas escolhas, inclusive terminei recentemente de ler O Guia do Mochileiro das galáxias.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Cila, Leviatã é muito bom, espero que leia e goste. ^^
    Quanto aos livros da Coleção Vagalume, só me lembro de ter lido dois (A Ilha Perdida e O Escaravelho do Diabo); embora eu tivesse outros títulos dela aqui em casa.
    OBS: Acho bom você acreditar que eu tenha esses livros mesmo, senão todo o trabalho de tê-los alugado e transportado seria em vão. xD

    Paulo, pois é, eu mesmo roubei em três (ACEDE, Harold Fry e Nárnia). xD
    Obrigado por gostar dos livros que escolhi - mesmo que alguns fossem a minha única opção, haha.
    Você leu todos os cinco livros da série ou apenas o primeiro? Se tiver lido tudo, qual foi seu livro favorito?

    Grande abraço aos dois!

    ResponderExcluir
  6. Hey, Arthur!

    Adorei as escolhas que você fez. Já li A Revolução dos Bichos e achei o livro fantástico. George Orwell critica de forma tão explícita e ao mesmo tempo de forma tão sutil que chega a ser encantador! Cara, morri de rir com sua resposta 14 KKKKKK CloseUp, sério?

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Essa tag é bem divertida. Uma vez eu até cheguei a grava-la na casa de uma amiga que tem muito mais livros que eu, mas acabamos perdendo a gravação e ficando sem ânimo de fazer tudo de novo, sem falar que a gente já tinha as respostas para todos as perguntas da tag, ia ficar chato u_u Gostei das suas respostas, tem vários livros que eu tenho muita vontade de ler mas ainda não tive oportunidade nem tempo e ahhh.... Também tem alguns livros que já e gosto bastante. Acho que você é o primeiro que vejo fazendo essa tag de forma escrita, ficou bem organizada e criativa. Se algum dia eu resolver responder essa tag novamente (mas com meus livros) vou pegar emprestado a versão da Aline (porque eu tenho TOC vlw flw).

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Arthur, tudo bem?

    Gostei da TAG. Nossa, a cor de ACEDE é turquesa? Pra mim era azul e só huahuahuahuahua. Adorei o seu bonequinho do Homem de Ferro. Ele é o meu personagem preferido dessas HQs. Também tenho muitos bonequinhos na estante.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Arthur, adorei a tag <3
    Sei que não me indicaram, mas acho que vou gravar hahaha sempre estou a caça de tags novas. Acho bem divertido =)
    Dos livros que você mostrou, não conheço quase nenhum e só li ACEDE e A menina que roubava livros. Quem é você Alasca eu abandonei rs

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Arthur e suas TAGS! hahahaha
    Quando precisar de alguma TAG e não tiver nenhuma para postar vou vir aqui procurar! rs Embora eu tenha um arquivo onde salvo todas as que acho interessante, e essa é uma delas. Adorei!
    Tem muito livro que eu não conhecia, outros eu amo (A Menina que Roubava Livros e ACEDE).
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Arthur,
    serio de toda a tag o close-up foi o melhor, ri pacas aqui com a sua explicação. Porem ficou muito show!
    Sobre os outros livros, preciso dizer, só conheço dois livros desta sua tag respondida(que vergonha).
    Eu gostei e muito desta tag, diferente e bastante diversificada, acho que em vídeo não teria ficado tão divertido quando escrita.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  12. A menina que roubava livros é um dos meus livros preferidos! *-* Que pena que só achou com a capa do filme, mas pelo menos você comprou! rs... Mas a minha capa é mais bonita! hahaha... Quero muito ler Eu sou o mensageiro também! Rolei de rir de você dar um CloseUp ao livro!! hahaha... Mas não acho que o Aslam vá curtir... u.u

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Arthur!!!!
    Adorei a Tag! Adorei sua postagem, ficou tão linda e divertida <3
    Dos citados eu amo ACEDE e A Menina que Roubava Livros, e tenho As Crônicas de Nárnia, que por sinal foi a melhor resposta, ri um monte do CloseUP hahhaha

    Só não respondo essa Tag no blog, porque não tenho livros com algumas dos itens solicitados :D

    Beijo, Beijo!
    Taty Assis!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem???

    A maioria dos itens solicitados eu não teria na minha estante ou na tentativa de ser uma srsrrsrsr... Bom o mais legal que gostei foi você colocar a foto do close-up super criativo kkkkkkk desses livros eu já li A culpa é das estrelas e conheço A meninas que roubava livros.... Seu gosto de leitura é bem peculiar... Xero!!

    ResponderExcluir
  15. Ahahaha
    Arthur curti a tag.
    Te garanto que não acharia metade dos livros na minha estante hahaha

    Abraço
    LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
  16. Adorei a Tag, mas infelizmente sou um bibliomaníaco pobre e não tenho tantos livros assim pra achar D: Mas fazer o que né? É ir juntando aos poucos e quem sabe um dia kkkk

    Abraços!
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nossa adorei a tag, eu não conhecia.
    Vou tentar encontrar os livros na minha estante pra fazer, acho que terei dificuldade com a chave e nome próprio.
    O livro mais antigo da minha estante também é da série vaga-lume, muito amor por ela <3.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  18. Qto livro bom, Arthur! Aliás, ssaudade de vc e do DiscoDiVinil rsrsrs
    É mto bom ver o qto vc tem gosto bom para livros, sempre gosto das suas tags, bjus!
    http://livroarbitriodotco.wordpress.com/

    ResponderExcluir

DiscoDiVinil © 2012-2015 | Versão 3.0 | Todos os direitos reservados

Projetado e editado por Arthur Dias

Tecnologia do Blogger

https://i.imgur.com/Ynr9prJ.png