TAG - Perfil Literário


  Essa TAG é mais popular entre os leitores que possuem vlog, e não blog. A vi primeiro no canal Tríplice Literária e depois em alguns outros canais literários do YouTube. Novamente, não fui indicado para respondê-la (alguém ainda não notou que estou pedindo indicações?). O objetivo da TAG é traçar nosso perfil em relação à literatura, baseado em dez perguntas associadas às nossas preferências literárias.


  Meu estilo favorito talvez seja Literatura Policial, mas eu não costumo ler livros com essa temática com tanta frequência. Gosto muito do tipo de narrativa desses livros, porém, acabo lendo mais fantasia e ficção científica pela quantidade de comentários positivos que esses livros recebem - como podem perceber, sou facilmente influenciado por análises otimistas, então, blogueiros, caprichem em suas resenhas!


  Desventuras em Série. Sem dúvida. Eu li os treze livros da saga em aproximadamente um mês, no final de 2011; e isso revela duas coisas: Primeiro, os livros fizeram minha opinião não se alterar, mesmo já tendo passado três anos (nos quais li sagas muito boas, como Jogos Vorazes e Dragões de Éter) e, segundo, a saga é boa o suficiente para você ficar viciado no enredo por um mês inteiro, sem se cansar, sem desanimar, sem se mexer, sem se lembrar de viver...


  Foram As Crônicas de Nárnia (Volume Único), mais especificamente, o terceiro livro da coleção. Me cansei da leitura, fui me arrastando por mais de um mês e só depois de terminar esse terceiro livro (O Cavalo e seu Menino) consegui retomar o 'ritmo saudável' de leitura - também pudera, depois do quinto livro (O Peregrino da Alvorada, o melhor deles na minha opinião) a leitura deslancha: Os últimos três livros fazem com que o terceiro seja perdoado.


  Atualmente, Extraordinário. Comecei há pouco, nem cheguei na metade ainda, mas estou gostando. Aprecio livros com a escrita leve e que, ainda assim, passam uma mensagem tão grandiosa. Leio-o aos poucos, em parte para aproveitar a experiência; em parte para me preparar para os próximos da lista: O Nome do Vento e O Temor do Sábio.


  Já vi essa pergunta sendo respondida de duas formas, uma destacando o número de livros lidos e outra destacando o número de livros na seção "Tenho". Portanto, para erradicar as dúvidas, aí estão os meus números nessas duas categorias: 82 marcados como "Lido" e 62 marcados como "Tenho". Esses números estão atualizados, tento manter o máximo de organização em meu perfil do skoob.


  O livro mais antigo da minha estante já pertenceu a outra estante. Ele era do meu pai antes de vir parar na minha prateleira e data do ano de 1945. Trata-se de O Deserto dos Tártaros. Comecei a lê-lo uma vez mas ele tem um ritmo bem lento, então acabei o deixando de lado por enquanto, mas, de qualquer maneira, estava gostando da história e pretendo reiniciar a leitura em breve.


  Tenho 18 livros na seção "Desejados" do skoob e essa pergunta é cruel por me fazer escolher apenas um deles. Todos os listados ali me chamaram a atenção devido suas sinopses e resenhas positivas que receberam, mas dentre todos, nesse instante, o que mais me interessa a ponto de precisar compor minha próxima lista de compras é Velocidade, de Dean Koontz. Não é um livro muito conhecido, mas a sinopse sempre me cativa quando a leio. Além do mais, trata-se de um romance policial e parece ter uma escrita frenética. (Só lembrando: Esse é o livro que mais quero neste instante. No instante seguinte minha opinião pode mudar).


  Os livros do John Green geralmente me fazem pensar em questões elementares da vida, mas nenhum deles (e me desculpem, fãs incondicionais do autor, por isso) conseguiu produzir em mim um pensamento tão intenso como Markus Zusak conseguiu em Eu Sou o Mensageiro. O livro passa uma mensagem de altruísmo muito grande e motiva qualquer leitor à ação. Simplesmente o melhor livro que li do autor até agora (e sim, eu já li A Menina que Roubava Livros).


  Se eu tivesse um poder de censura assim tão incisivo, não proibiria livro algum. Acho que toda leitura é válida e pode produzir diferentes resultados quando lido por diferentes leitores. Um livro só é considerado ruim quando a opinião de uma pessoa influencia essa classificação; se essa pessoa detivesse o poder de vetar livros baseando-se em sua experiência de leitura, livros excelentes para outros leitores seriam dissipados...


  Deixaram a mais fácil por último. É claro que eu levaria Robinson Crusoé. De preferência, uma edição completa e de capa dura. Para quem não conhece a história, o livro narra as experiências de naufrágio de Robinson Crusoé, um jovem sobrevivente de um desastre naval. O náufrago consegue, com o tempo, manter uma horta, criar cabras, produzir manteiga, pão, queijo... (Porque eu escolheria um livro de ficção, que facilmente viraria lenha nos primeiros dias, se posso escolher esse completo guia de sobrevivência que, além do mais, consegue trabalhar questões profundas como solidão, fé e auto-descobrimento?)

  Agora, para finalizar com chave de ouro, e justificar minha reclamação inicial, vou indicar cinco blogs para também responderem à TAG, esperando que me indiquem para outras:






  Espero que tenham gostado da TAG, de seu objetivo e de minhas respostas. Tentei ser o mais sincero possível, para que vocês pudessem esboçar, mesmo que de maneira limitada (dez perguntas é muito pouco para se tirar qualquer conclusão), o meu Perfil Literário. Todos podem ficar à vontade para responder à TAG em seus blogs, ou mesmo responder uma ou outra pergunta nos comentários dessa postagem. Obrigado por lerem até aqui e até a próxima TAG!

37 comentários:

  1. Ah, adorei a tag! Vou ver se minha irmã topa responder a tag comigo (também adoro tags kkk)
    Curti suas respostas tbm, principalmente a da pergunta de qual livro você proibiria. Totalmente de acordo com o que você disse (:
    Mar,
    http://sonambulismoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAH Normalmente eu não indico ninguém, porque as pessoas sempre já fizeram as tags que eu estou fazendo atrasada. Mas na próxima tag que eu achar que te interessa, eu te marco hahaha
    Nunca sei se o livro mais antigo é o ano de publicação ou que eu tenho a mais tempo...
    Eu vivo numa dúvida cruel se leio Nárnia ou não. Eu detesto os filmes, mas ouço tanta gente falar tão bem desse autor.
    E a pergunta 7 eu vou só ignorar. hahahaha
    Obrigada pela indicação (:

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou, Marmel!
    Se responder à TAG, me envia o link depois. ;)
    Sobre proibições de livros, acho desnecessário e, até mais, muito errado. - Nos faz agradecer por termos a liberdade de ler praticamente qualquer coisa que é publicada e, caso o governo proíba um livro ou outro, termos a internet como aliada.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Aline, você tinha que publicar seu comentário logo um minuto antes de eu responder à Marmel? Hahahah - meu blog não tem a opção de responder comentários, então tenho a maior dor de cabeça pra conseguir publicar a resposta logo abaixo do comentário correspondente. Mas, enfim, desconsidere esse primeiro parágrafo... Haha
    Também fiquei na dúvida quanto ao livro mais antigo, mas eu não sei qual foi o primeiro da minha estante. Provavelmente, A Ilha Perdida ou outro livro da coleção Vagalume...
    Eu também não gostei dos filmes de Nárnia e confesso que só comprei o livro por causa do preço e da capa, mas acabei gostando muito, principalmente dos últimos três livros.
    A pergunta 7 não foi feita para você, Aline. Hahaha
    E obrigado por escutar meus apelos! Hahahahah espero sua indicação. - Não estou brincando. Espero que também não esteja. - Sentiu o quanto eu gosto de TAGs? xD
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Adorei a TAG (desde o design às perguntas e as respostas). Obrigado por me indicar estarei fazendo ela pelos próximos dias no meu canal/blog. Apesar de eu amar qualquer coisa de literatura policial eu li muito pouco desse estilo, então não diria que é meu favorito, vou contar um dos meus favoritos quando responder. Adorei Extraordinário, espero que goste muito quando chegar ao final. Estou vendo que algumas perguntas será muito difícil responder, como por exemplo o livro mais antigo haha vou tentar.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Matheus!
    Fico feliz que tenha gostado, até porque deu um trabalhinho considerável... xD
    Também li muito pouco de literatura policial, mas há alguns meses li um livro do Michael Connelly (Echo Park) e curti demais. Além deste, já li Agatha Christie e Edgar Wallace. Ainda pretendo ler Harlan Coben este ano (tenho O Inocente aqui. Provavelmente vou lê-lo assim que conseguir desvincular a palavra "inocente" do vídeo do Compadre Washington pro Bom Negócio).
    Estou gostando muito de Extraordinário. Estou, neste momento, na página 116. Já ouvi muitos comentários de que o final é excelente, e nenhum deles estragou minha experiência com um spoiler - ainda. Teve gente que chorou com esse livro, então minhas expectativas estão altas - Não vejo a hora de chorar também. Hahahah
    Estarei acompanhando seu blog e espero sua resposta à TAG.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Arthur, a postagem ficou linda. Também tive dificuldade em terminar As Crônicas de Nárnia. Mesmo adorando juvenis e Fantasia, não gostei do livro e demorei bastante. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, Tatiana!
    Comigo, apesar da demora pra terminar a leitura, o resultado final foi diferente - positivo. É uma pena que você não tenha gostado tanto do livro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a Tag eu ainda não terminei as Crónicas de Narnia começei a ler e depois acabei parando , tenho que terminar essa leitura. Logo estarei lendo Extraordinário também . abraços

    ResponderExcluir
  10. Que massa! Primeira indicação de tag! Adorei, e semana que vem vou respondê-la lá no LA! Bjão ;)

    ResponderExcluir
  11. Tag legal essa, não conhecia. Eu não li vários que vc citou, a começar por Nárnia (shame on me), Desventuras e Zusak. Sim, sei que preciso ler esses, mas cadê tempo e dinheiro? rs
    Queria eu ter tempo pra ler 13 livros num mês só, nem nas férias consigo isso. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Arthur!!!
    Vou responder sua tag nesse fds. Não sabia que vc gostava tanto de ser indicado para responder tags, rsrsrs, eu não te indicava muito porque achava que não curtia.
    Amei suas respostas, acho que bem no comecinho do blog já havíamos respondido, mas como minha opinião mudou muito, vou responder novamente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. OPie,

    Já vi essa Tag, e eu tenho muita vontade de responde-la em vídeo, mas tenho muita preguiça pra gravar! Gostei bastante das respostas, a pergunta mais dificil pra mim é responder qual é o meu livro favorito, passaria horas e horas pra escolher! Um livro que eu tenho muita vontade de ler é a As Crônicas de Narnia Volume Único, minha colega comprou e ela amou!

    Mayla

    ResponderExcluir
  14. OI Arthur, tudo bem?
    Não conhecia o seu blog, que bom vê-lo aqui no grupo, já estou te seguindo. E adorei o nome do blog também.
    Já conhecia essa tag, um blog que eu sigo a fez uma vez.
    Eu gosto tanto de Crônicas de Nárnia, que pena que um dos livros tem a leitura arrastada, mas pelo menos o restante compensou. Você elogiou tanto desventuras em série que fiquei curiosa e vou pesquisar.
    Agora, o mais gostei nas suas respostas foi a sua escolha de Robinson Crusoé!!!! Adorei!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Arthur,
    Acho que é a primeira vez que eu venho aqui e adorei o seu cantinho.
    Já fiz uma tag parecida e é bem legal passar por elas. Adoro os livros de Desventuras em Série <3 Os irmãos Baudelaire são inesquecíveis.
    Extraordinário é maravilhoso. Amo demais e curti saber que você gosta de literatura policial. É um gênero incrível mesmo.

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Muitíssimo obrigado, Joyce, Karla, Giulia, Bia, Mayla, Cila e Adriano pelos sete comentários! Fico feliz que tenham gostado da TAG. Considerem-se todos indicados!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. Olá Arthur!
    Muito obrigado por ter indicado o Estante Jovem. Prometo responder a tag em breve. Adorei suas respostas, tenho a maior curiosidade de ler Desventuras em Série, mas são tantos livros e box além de incrível é um pouco caro.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Arthur! Ótima tag, já tinha visto alguns vídeos com essa tag. Adorei suas respostas. Meu estilo literário é o romance e distopia. Não posso escolher uma série/trilogia favorita, tenho várias.. Rsrsrs. Tenho curiosidade em ler a série Desventuras em série.

    Beijos,
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  19. Paulo, que bom que gostou da indicação! Espero sua resposta.
    Pois é, o box é bem caro, e eu mesmo não o tenho. Li todos os 13 livros em PDF... Hahahah Consegui todo o conhecimento que o livro consegue transmitir sem gastar um centavo. Mas ainda pretendo comprar todos os livros da saga, tanto pra prestigiar o autor quanto para embelezar minha estante. ^^

    Jéssica, também gosto muito de distopias - já leu 1984? É uma das minhas favoritas -, mas romances não costumam me agradar. Geralmente leio um livro desse gênero após ler algo pesado, apenas pra espairecer... Haha

    Grande abraço aos dois!

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bom, Arthur?
    Já tinha visto esta TAG em alguns vlogs, sim... Gostei das suas respostas e me identifiquei com alguma delas.
    Sou fascinado por Romances Policiais e acho que você deveria ler mais, viu... Agatha Christe é uma autora incrível (isso é uma dica) e escreveu mais de 80 livros. kkkkkk
    Abraços.

    Rogério Queiroz - Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá, Rogério. Sim, já li um livro da Christie e tenho outro me aguardando ali na estante. Foi baseado nesse livro, em união com outros romances policiais, como os de Michael Connelly e Edgar Wallace, que afirmei minha preferência pelo gênero.
    Obrigado pelo comentário,
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Também adoro literatura policial e, como vc, quase nunca leio, hahaha!
    Extraordinário é um dos melhores livros que eu já li! Lindo, lindo, lindo, amo <3
    Abraço.

    ResponderExcluir
  23. Que bom que gostou de Extraordinário! Estou terminando o livro e ele já está entre uma das minhas melhores leituras de 2014.
    Quanto à literatura policial, estou me programando para ler um livro do Coben, um da Agatha Christie e provavelmente comprar mais um do Michael Connelly. Vou fazer o possível para que, numa próxima TAG que me pergunte meu gênero favorito, eu responda apenas "Romances Policiais", sem justificativas ou esclarecimentos.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  24. Ola Arthur!
    Simplesmente adorei essa tag. Não conhecia, e sei muito bem como você se senti quando não é citado hahaha.
    Todos os livros que você escolheu foram ótimos principalmente Desventuras em série (coloque muitos corações aqui), sou imensamente apaixonado pelas (des)aventuras dos irmãos Baudelaire, sem contar a escrita apaixonante de Snicket. Me sinto um amigo de pessoas que já leram qualquer coisa do autor.
    Extraordinário é tao fofo; e ainda não tive coragem de ler As cronicas de Nárnia, mas depois do que você disse vou tentar.

    Abraços.

    P.S.: espero na próxima ser citado kkk

    ResponderExcluir
  25. Olá, Diogo!
    Hahahah, na próxima eu te indico sim! Aliás, sinta-se indicado para essa TAG também, já que gostou. - Mas sei que ser indicado por comentário não é a mesma coisa, então ainda vou te indicar na próxima. xD
    Também me sinto bem à vontade com pessoas que já leram qualquer coisa do Daniel Handler, principalmente com aquelas que leram os livros em que ele usa o pseudônimo Lemony Snicket. Acho que, depois de treze livros, é muito fácil conversar com pessoas que também leram a série - assunto é o que não vai faltar.
    Obrigado pelo comentário.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  26. Não curto muito policial, mas de vez em quando acho um autor que escreve o gênero e me encanta e aí passo a ler tudo o que posso dele... rs... Bem que eu queria ter essa disciplina de manter meu skoob atualizado, mas a verdade é que sou muito desorganizada para isso. Quase consigo deixar em dia os lidos, e é só. E fico cada vez mais louca pra ler Eu sou o mensageiro!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  27. Olá, Ju!
    Comigo foi basicamente assim também, só que eu acabava me encantando com o que vários autores de romances policiais escreviam... Percebi que era culpa do gênero mesmo. Hahah
    Quanto ao skoob, não sei, devo ter alguma neura maluca de ter que deixar tudo sempre em ordem por lá. - Coloco até a data de término de leituras pra depois, no menu "Lidos", aparecer a quantidade de livros que li a cada ano... Mas não queira ser assim. Vai que é doença...
    Eu Sou o Mensageiro é muito bom! Se não leu até hoje por falta de incentivo, agora não tem mais desculpas. Boa leitura!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  28. Pior do que responder a 'qual o seu livro preferido' é responder a 'qual o próximo livro você vai comprar'.. sua lista de preferencias até que é pequena, mas a maioria dos leitores tem uma lista infinita de desejados hahahah
    Te entendo sobre não ler muito os livros do meu gênero preferido =/
    Nunca li desventuras em série mas tenho bastante curiosidade..
    Espero que você goste de extraordinário.. é lindíssimo!

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  29. Olá!

    Adorei sua tag, também adoro desventura em série. Eu tenho o box com os treze livros, mas acabei não lendo todos....
    deixava p ler no intervalo das aulas, e acabei me prolongando tanto na leitura que a abandonei. Mas os poucos que li, eu amei!
    E claro, pretendo voltar logo.

    Bjus

    ResponderExcluir
  30. Que legal essa tag, vivo querendo responder uma mais original lá no blog e nunca acho D; Como gostei dessa me senti indicada e irei tentar responder kkkkk Quanto aos livros mencionados, eu ainda não li a maioria deles, o Cronicas de Nárnia é um que eu peguei na mão e quando fui começar a leitura desisti kkkkk O Extraordinário foi um que eu devorei, amo esse livro, ele é tão Extraordinário *0*kkkk

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito da tag, as perguntas são ótimas! Também gosto muito de livros policias, sempre nos prendem muito. :)
    Adorei conhecer seu blog, está de parabéns! Estou seguindo, desejo muito sucesso a vocês!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Venha participar do sorteio que está rolando no blog, valendo um livro nacional incrível aqui!

    ResponderExcluir
  32. Adorei a TAG, ótimas perguntas e é bem bacana para saber mais sobre o blogueiro.
    Extraordinário é puro amor, adoro esse livro <3. Chorei rios lendo.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Hey, Arthur!

    Adorei a tag, acho que em breve a farei também lá no blog!
    Mesmo lendo apenas o primeiro livro de Desventuras em Série, posso dizer que me apaixonei pela série também. Espero poder adquirir minha coleção o mais breve possível. Extraordinário então, nem se fala... um dos melhores livros do mundo! Muito tocante <3

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Engraçado, meu estilo literário favorito é a ficção científica, sendo que não é sempre que eu leio algo do gênero. Quero muito ler Eu sou o mensageiro. Já simpatizo com o autor graças a Liesel e ao Hans Hubermann, e esse seu comentário me deixou mais e mais curiosa. Também tenho em torno de 60 e poucos livros. O Cavalo e seu Menino, apesar de bacana, é meio zzzz mesmo!
    O formato do post ficou lindo ô/
    ━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━

    ResponderExcluir
  35. Arthur, que gracinhas de respostas!
    Meu estilo favorito é distopia, mas também gosto dos policiais, acho que na maioria das vezes são inteligentes por nos desafiarem a descobrir quem matou quem, rs
    Não li extraordinário, ainda, mas todo mundo fala bem, espero ler em breve!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  36. Olá Arthur!
    Adorei a TAG, vou até respondê-la em breve no blog! rs
    Dos livros que você citou, estou com Extraordinário e Eu Sou o Mensageiro aqui para ler, e sempre ouvi falar muito bem dos dois. Espero conseguir um tempinho para lê-los em breve.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Olá Arthur, tudo bem???

    Nossa adorei essa tag e claro que assim que der vou respondê-la lá no meu blog.... Legal o livro que escolheu para levar para uma ilha... mas ai só fica meio complicado não é mesmo. rsrsrs. Respondendo uma pergunta das que foram feitas.... meu estilo de livro favorito é Distopia... amo esse tema... tenho verdadeira paixão... embora ele sendo um pouco violento e destruidor eu amo.. e cada vez percebo que nosso mundo está caminhando para isso infelizmente, porque só gosto desse tema nos livros... e prefiro que fiquem neles. rs. Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

DiscoDiVinil © 2012-2015 | Versão 3.0 | Todos os direitos reservados

Projetado e editado por Arthur Dias

Tecnologia do Blogger

https://i.imgur.com/Ynr9prJ.png