TAG - Book Survey


  Fui indicado duas vezes para responder essa TAG, primeiro pela Gaby do blog Maria Gabriely e depois pela Gabriela do Livros com Chá das Três. Obrigado às duas! São 50 perguntas sobre os meus hábitos literários, bora lá.

1. Livro de infância preferido?
Desculpa, mas já vou começar roubando e citar três:
- A Ilha Perdida (Maria José Dupré)
- No Tempo dos Dinossauros (Álvaro Cardoso Gomes)
- Cérbero, O Navio do Inferno (Luiz Antonio Aguiar)

2. O que você está lendo agora?
Contato (Carl Sagan) e Cem Anos de Solidão (Gabriel García Márquez)

3. Que livros você quer emprestar na biblioteca?
Não frequento bibliotecas.

4. Hábito de leitura ruim?
Perder noites de sono.

5. Qual foi o último livro que pegou na biblioteca?
Acho que foi Sonho de uma Noite de Verão, mas foi biblioteca de escola do fundamental, deve fazer uns cinco anos já.

6. Você tem um e-reader?
Não.

7. Você prefere ler um livro por vez ou vários de uma vez?
Um por vez, no máximo dois.

8. Seus hábitos literários mudaram desde que criou o seu blog?
Não, mas espero que mudem. Leio em média 20 livros por ano, para 2014 farei uma meta de 50. Será o blog que me motivará.

9. Qual foi o livro que você menos gostou de ler esse ano?
Todo Dia Tem Uma Merda, do blogueiro e vlogueiro Izzy Nobre. Não é que o livro seja ruim, mas nesse ano eu também li A Culpa é das Estrelas, O Teorema Katherine, 1984, A Revolução dos Bichos... Não dá pra comparar.

10. Livro preferido que leu esse ano?

11. Com que frequência você lê fora da sua zona de conforto?
Raramente, mas não acho isso ruim. Minha zona de conforto abrange muitos gêneros, de forma que fora dessa zona só ficam livros que eu não quero mesmo ler, como os de auto-ajuda e eróticos.

12. Qual é sua zona de conforto literária?
Tudo. Ok, sem exagerar: Policiais, distopias, fantasia, ficção científica e históricos (exagerei né, como eu disse, tudo).

13. Você consegue ler em ônibus?
Não costumo andar de ônibus, mas leio tranquilamente no carro. Isso conta?

14. Lugar preferido para ler?
Cama.

15. Qual é a sua política de emprestar livros?
Não existe política para empréstimos de livros, simplesmente não empresto. Só que pego livros emprestados... Este sou eu.

16. Você faz orelhas nos livros?
Não.

17. Você já escreveu nas margens dos livros?
Não.

18. Nem mesmo em livros didáticos?
Nesse caso sim, não são feitos pra isso? Minhas apostilas são todas amarelas graças aos marca-textos.

19. Em que língua você prefere ler?
Português. Nunca tentei ler um livro em inglês. Tenho vocabulário, mas não tenho gramática.

20. O que faz você amar um livro?
Desculpe, acho que me confundiu com o Visconde de Sabugosa.

21. O que te inspira a recomendar um livro a alguém?
Quando dou uma de Visconde de Sabugosa e amo um livro.

22. Gênero/tema preferido?
Um só? Segura: Distopias.

23. Gênero que você raramente lê?
Infelizmente, raramente leio literatura policial, mas gosto muito do tema. Lembra dos 50 livros pra 2014? Tem Harlan Coben, Agatha Christie e Stieg Larsson na lista.

24. Biografia preferida?
Nunca li nenhuma. Tenho a impressão de que não vou gostar.

25. Você já leu livros de auto-ajuda?
Já li Quem Mexeu no Meu Queijo?, isso é auto-ajuda?

26. Livro preferido de culinária?
A redação do Enem daquele maluco que ensinou a fazer miojo.

27. Livro mais inspirador que leu esse ano (ficção ou não-ficção)
Eu Sou o Mensageiro (Markus Zusak)

28. Petisco preferido enquanto está lendo?
Bolacha Nikito! (Onde vocês moram vende?)

29. Diga um caso em que a fama do livro destruiu a sua experiência.
O Grande Gatsby (F. Scott Fitzgerald)

30. Com que frequência você concorda com críticas dos livros?

31. O que você acha sobre dar feedback negativo sobre um livro ou fazer uma review negativa?
Depende do livro e depende da pessoa que faz a crítica. Se o livro é ruim mesmo, melhor avisar (mas se é um clássico ou coisa parecida, acho bom citar os pontos positivos do mesmo antes de falar do porquê não gostou). Se a pessoa já leu muitos livros parecidos e tem com o que comparar, acho válida a review negativa; agora, se é o primeiro livro que a pessoa leu do gênero ou até mesmo se nem terminou de ler, acho melhor que nem diga nada.

32. Se você pudesse ler em outra língua, qual seria?
Russo. Imagina que louco.

33. Qual o livro mais intimidante que você tem?
Não o tenho, mas o número de páginas de As Crônicas de Gelo e Fogo vêm me intimidando a muito tempo.

34. Livro mais intimidante que você está nervoso para começar?
Leia a resposta anterior.

35. Poeta preferido?
Carlos Drummond de Andrade (clichezão, eu sei, mas é sincero).

36. Qual foi a maior quantidade de livros que você pegou da biblioteca de uma só vez?
Deixa de preguiça, suba a página e veja a resposta da questão 3.

37. Quantas vezes você devolveu livros que não leu à livraria?
Uma. Nem lembrava disso. Eu era muito pequeno, mas pedi pra pegá-lo de novo e a tia deixou.

38. Personagens preferidos da literatura?
Henry Faber (melhor de todos), Snail Galford, Katniss Everdeen, Conde Olaf, Bilbo Bolseiro, Winston Smith, Colin Singleton, Hassan Harbish e Hazel Grace.

39. Vilão preferido
Conde Olaf.

40. Livros que você leva em viagens
O que estiver lendo no momento.

41. O maior tempo que você ficou sem ler livros
Nesse ano mesmo, enquanto fazia cursinho. Li 7 livros em janeiro e só retomei as leituras em maio. Portanto, 3 ou 4 meses.

42. Um livro que você não terminou de ler
O Menino do Pijama Listrado (Não me julguem, eu estava gostando do livro, mas aí o PDF sumiu do meu computador e eu não baixei de novo).

43. O que te distrai quando você está lendo?
Barulho muito alto, gente conversando e sertanejo universitário.

44. Adaptação preferida para filme?
Jogos Vorazes (Suzanne Collins)

45. Maior decepção com adaptação para filme?
Desventuras em Série (Lemony Snicket)

46. Maior quantidade de dinheiro que já gastou numa livraria?
Pouco mais de 40 reais, paguei no 1984 (George Orwell sempre é caro...) Não costumo comprar livros em livrarias físicas, geralmente compro R$ 100,00 no submarino.

47. Quantas vezes você folheia um livro antes de ler?
Uma só. Vejo o número de páginas, a diagramação e cheiro as páginas. Depois fico um tempo olhando a capa, e já começo a ler.

48. O que te faz parar de ler um livro na metade?
A falta do resto das páginas, apenas. Quando começo a ler um livro, coloco na cabeça que tenho que terminá-lo, não importa quanto tempo demore.

49.
Fui o primeiro a perceber que não existe pergunta 49?

50. Você prefere guardar os livros ou dá-los para alguém assim que terminou de ler?
Como assim "dá-los para alguém"? Ficou doido?

Foi até rápido, pensei que fosse perder a tarde...
Não vou taguear ninguém, mas sintam-se todos tagueados. Podem responder ao questionário e publicar o link aqui nos comentários. Será um prazer para mim ler as respostas de vocês.
Até a próxima TAG!

10 comentários :

  1. Adorei as suas respostas, me identifiquei com um monte, principalmente a de emprestar, haha. ODEIO emprestar livros, mas to sempre pegando emprestado..
    Mas eu sei que eu cuido bem dos livros, essa é a diferença, haha

    Adorei o blog, já estou seguindo!

    depoisdeumlivro.blogspot.com
    espero sua visita (:

    ResponderExcluir
  2. Exatamente!
    Eu cuido muito bem também dos livros dos outros, mas quando empresto os meus, sempre voltam estourados.
    Meu Jogos Vorazes ta perdido por aí... Emprestei prum cara que passou no vestibular e eu nunca mais o vi '~'
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Arthur adoreii a Tag =)
    Ah o Harlan Coben é Demais!
    Já me indicaram Quem Mexeu no Meu Queijo, mais ainda não li e nem procurei saber sobre do que se trata o livro =/ É bom?
    Na questão emprestar Livros, só empresto pra Minha Cunhada Bianca. Me ferrei umas duas vezes emprestando livro para outras pessoas. Tensoo. Agora aprendi, não empresto pra mais ninguém que não seja a Bia. Rs
    Adorei suas respostas, e que tanto de perguntas haha
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quem Mexeu no meu Queijo é bem simplesinho... Daqueles que você lê depois de uma leitura pesada, só pra esfriar a cabeça mesmo. Eu não digo que é bom, mas também não é ruim. É uma leitura válida, mas não espere muita coisa.
    Pois é, são perguntas demais, né! Hahaha, até assustei quando vi, mas fui fazendo umas gracinhas nas respostas pra não ficar cansativo ler o post inteiro.
    Obrigado por comentar, parceira!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Arthur! Não tinha reparado que não tinha a pergunta 49 e ri quando vi aqui, hahaha
    Caramba, boa sorte pro ano que vem, de 20 pra 50 livros é uma mudança muito drástica! Eu geralmente consigo acrescentar 10 livros em relação ao ano anterior, mas ano que vem vou perder isso por causa do maldito 3º ano :(
    Enfim, que bom que respondeu à tag, hehe. Beijão!

    http://livroscomchadastres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Realmente, Gabi.
    Mas eu já tenho essa meta dos 50 livros há muito tempo, desde o terceiro ano do colegial, mas como você disse, em terceiro ano não dá pra ler 50 livros nem querendo muito. Daí não passei no vestibular e nesse ano fiz cursinho, tive que estudar tanto que acabou não dando pra cumprir a meta outra vez. Mas ano que vem já tá garantido, talvez até ultrapasse essa marca e leia 60, 70... Se depender da lista que tenho, já podia virar o ano lendo, haha.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Gostei da tag.
    Vou fazer também! =)
    beijos

    Aline
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Retribuindo a visita!
    Gostei muito das suas respostas. Cê tem um "taste" parecido com o meu.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Adorei suas respostas Arthur! Aliás, temos o mesmo livro intimidante hahah respondi esse book survey esses dias e achei muito legal a idéia, adorei fazê-lo!

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa, a gente é bem parecido! Para, sou louca pra aprender Russo! Até comecei a estudar por conta (larguei por falta de tempo, mas ainda pretendo pegar de novo). Adoooooro gênero policial, pode começar lendo tudo da Agatha Christie e do Sherlock Holmes, fazendo o favor! hahahaha
    E agora que eu percebi que não peguei a tag inteira, né?! Vou responder o que falta depois.

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

DiscoDiVinil © 2012-2016 | Versão 3.0 | Todos os direitos reservados

Projetado e editado por Arthur Dias

Tecnologia do Blogger

http://i65.tinypic.com/j9ob41.png